Notas

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá abriu nova turma de mestrado. Com área de concentração em Política, Movimentos Populacionais e Sociais, tem as linhas de pesquisa em Fronteiras, Populações e Bens Culturais; Política e Movimentos Sócias; e Instituições e História das Ideias. As inscrições serão aceitas até 24 deste mês, das 13h30 às 17 horas, no bloco H-12, sala 16, com a entrega da documentação exigida. Os candidatos serão selecionados por meio de análise dos projetos e dos currículos, proficiência em língua estrangeira, prova escrita e entrevista. Outras informações pelo fone 3011-4857, site www.pph.uem.br ou e-mail sec-pph@uem.br.

O professor Luiz Eduardo Prado de Oliveira, da Universidade de Paris 7 e da Universidade Européene de Bretagne-Brest, ministrará o curso O Pensamento de Sándor Ferenczi e suas contribuições para a técnica psicanalítica. O evento será realizado nos dias 9 e 10 deste mês, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), bloco B-33, câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo do curso é analisar a formação do pensamento do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi, que acompanhou Freud durante mais de 20 anos. Freud dedicou à Ferenczi as últimas obras, como “Análise terminável e interminável”, de 1937. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site www.ppi.uem.br. Estudantes pagam R$ 20,00. Para os profissionais e demais interessados o valor é de R$ 60,00. O telefone para contato é (44) 3011-3871. A realização é do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.  

O Núcleo de Estudos Constitucionais, ligado ao Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Maringá, e o Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho realizam, nos dias 22 e 23 deste mês, o 1º Simpósio e o 1º Encontro Científico de Direitos Fundamentais e Sociedade Política.

A abertura dos eventos será no dia 22, às 19h30, no auditório Dacese, no câmpus sede da UEM.

Na programação do dia 22 estão as palestras: Limitação do poder e missão do Poder Judiciário: perspectivas para o século XXI, que será ministrada pelo doutor em Direito Constitucional, Zulmar Fachin; e Visão sistêmica da proteção jurídica do idoso, ministrada pelo doutorando, Nilson Tadeu Reis Campos Silva.

No dia 23, o doutorando Sérgio Tibiriça Amaral fala sobre Controle de constitucionalidade da omissão e o mandado de injunção; e Antonio Carlos Segatto, doutor em Direito do Estado, fala sobre A face oculta da "ação popular" como instrumento de concretização do princípio da soberania popular.

Além das palestras haverá apresentação dos Trabalhos Científicos.  As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Departamento de Direito Público, no Bloco D-34, sala 13, no câmpus sede da UEM. Ou ainda pelo email inscricaofundamentais2010@gmail.com. O valor da inscrição é 1 litro de leite ou 1 kilo de alimento não perecível, os quais serão doados a entidades assistenciais de Maringá. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Informações detalhadas no site http://fundamentaispolitica.blogspot.com/

Foi prorrogado, até o dia 24 deste mês, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Biotecnologia, oferecido pelo Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Trata-se de um curso totalmente a distância, com diploma expedido pela UEM, com validade nacional. O início das aulas ocorrerá no dia 4 de outubro. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.nead.uem.br/biotecnologia/home.php, ou pelo telefone (44) 3011-3750.
 

Estão abertas, até o dia 22 deste mês, as inscrições para o 1º Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia. O evento será realizado de 23 a 25 deste mês, sob promoção do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia, da Universidade Estadual de Maringá.

O Simpósio terá como convidados a coordenadora de Área da Farmácia da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), professora Dulcinéia Saes Parra Abdalla; o professor  Ricardo Pietrobon, da Universidade de Duque na Califórnia, o pesquisador Renato Rau, do Instituto de Tecnologia do Paraná, entre outros pesquisadores da área.

Além disso, os pós-graduandos do Programa apresentarão resultados parciais das pesquisas realizadas durante o Simpósio.

A participação no evento é gratuita, entretanto, limitada a 200 vagas, por ordem de inscrição.

As inscrições devem ser efetivadas diretamente no site do programa www.pbf.uem.br. Acessando o site também é possível consultar a programação do Simpósio, que será realizado na sede social da Associação de Funcionários da UEM. Outras informações pelo fone (44) 3011-4805.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aceitará, de 4 de outubro a 12 de novembro, inscrições para aluno regular no curso de mestrado em Ciência da Computação, nas linhas de pesquisa: Sistemas de Computação e Sistemas de Informação.

Para realizar a inscrição, é necessário que o candidato tenha se submetido ao Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação (Poscomp-2010), de 17 de outubro de 2010.   A homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de novembro; a divulgação dos candidatos classificados para a entrevista ocorrerá no dia 29 de novembro; e a entrevista serpa feita no dia 3 de dezembro. No dia 14 de dezembro sairá a divulgação dos candidatos selecionados.
  As inscrições deverão ser efetuadas na secretaria do PCC, bloco C56, sala 110, das 8 às 11 horas e das 13h30min às 17 horas. O telefone para contato é (44) 3011-4345 e o site http://www.din.uem.br/mestrado.
 

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, veicula nesta sexta-feira (3), às 11 horas da manhã, edição do debate sobre o tema Política e Participação.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate a professora da UEM Carla Cecília Rodrigues Almeida, o vereador de Maringá Manoel Sobrinho e o diretor-executivo do Observatório Social de Maringá, Décio Rui Pialarissi.
Ponto & Contraponto é um programa de interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão.