Notas

No dia 11 de outubro, segunda-feira, decretado recesso pela reitoria, haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica, das 8 às 10 horas, para serviços de melhoria na rede elétrica, a ser realizado por uma empreiteira e Copel.

Os blocos atingidos pelo desligamento serão os seguintes:

14 (Incubadora Tecnológica), 32, 33, A01, A09, A34, B08, B33, B34, B49, C23, C34, C56, C67, C90 (obra), D34, D67, D89 (obra), D90, E34, E46, E78, E90 (obra), F90 (obra), G80, H01, H12, H57, I12, I24 (obra), I45, I46 (obra), J01, J12, J13, J35 (obra), J45, J57, K10, K68,  K80 (sala 10), M02, M05, M06, M07, M08, M15 (obra), M19 (piscina), M24, M40 (obra), N02 (campo), N19 (Pista de Atletismo), O02, O06, O07, O08, O09, O10, O11, O13, O21, O27, O33, O35, P01 (RU), P03 (BCE), T01, T02, T08, T10, T13 (CAP), T15, T20 (obra), T22, T25, T33 e T35.

A palestra de abertura do V Encontro de Pesquisa em Educação, a XVII Semana de Pedagogia da UEM e da III Jornada de Gestão Escolar contou com a palestra da professora Lízia Helena Nagel, que refletiu a provocação que o tema central evoca.

Ao traçar historicamente a função social da escola em diferentes períodos da educação brasileira, a professora demarcou as demandas de cada época específica, até as propostas para as demandas da escola atual. Apresentadas as proposições de diferentes pensadores contemporâneos pôde-se verificar o distanciamento entre o contexto da realidade social e a escola.

A sensação é a de que se pensa o ausente para o inexistente para que o existente se legitime. A tendência perpassa por soluções que ora beiram uma aparente coerência e ora uma profunda desconexão com a realidade na qual a escola se produz. Soluções do que a escola deveria ser, do que deveria fazer, de como deveria agir e reagir aparecem com inocente (ou inconseqüente?) redução da escola a um tipo de simulacro contendo as fórmulas pelas quais a conformação social seria debelada.

A palestrante, sabiamente se pergunta sobre a função social da escola, mas se recusa a uma resposta consoladora. Sua ausência de resposta, no entanto, instiga a busca de respostas mais coletivas e menos narcísicas, por vezes, formuladas de maneira bombástica e cínica. Lizia preferiu contaminar a letargia reinante na busca apressada de receitas atenuantes para assim remeter a perspectiva dos grandes desafios educacionais contemporâneos à realidade histórica em que a escola se insere.

O desafio é, portanto, colocar a escola numa espécie de jogo de espelho para ver-se a si mesma por vários ângulos até perceber-se que a outridade histórica nela está contida e é com esse desafio que o diálogo se inicia. O exercício do outro pode nos dar a compreensão de como a economia, a cultura, a política, a religião, a educação ... constitui o que está dentro e o que está fora da escola, nela age e interage e nessa dinâmica se configura.

A internet e sua interminável lista de possibilidades e de permissividades, por exemplo, não é um problema congênito dos adolescentes ou das pessoas em geral. A questão se refere ao valor exclusivamente mercantil e consumista que a ela se agrega e o componente motivacional que a sociedade a ela confere ou induz. Assim também, com o futebol, com a moda, com as músicas de sucesso comercial, com a mídia generalizada, etc.

A reflexão crítica na tensão constante dessa configuração parece trazer respostas. Quais? O tempo ainda é das perguntas. São elas mais honestas que o excesso de respostas sem correspondência entre a escola e a forma de ser da sociedade que através dela positiva seus interesses. O princípio de negação determinada dessa positividade parece ser um vislumbre, uma fenda que deixa entrever possíveis respostas.

A data de realização do Curso Prático de Oratória será nos dias 2 e 9 de outubro e não mais nos dias 16 e 23. Promovido pela empresa Genesis Agroscience Soluções Sustentáveis, vinculada à Incubadora Tecnológica de Maringá, será ministrado pelo administrador de empresas Henrique Niedddermeyer, das 8 às 18 horas, no auditório do bloco 14, na UEM. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, a uma taxa de R$ 50 para estudantes e de R$ 100 para os demais interessados. Outras informações na Genesis Agroscience, bloco 14, fone 3029-9161, ramal 226, ou 9969-1562, ou e-mail genesis.ambiental@gmail.com.

Nesta quinta feira, (23), às 18h30, no Teatro Oficina, o Cinuem , exibirá O Grupo Baader-Meinhof, filme com 150min, dirigido em 2008, por Uli Edel, cineasta alemão. Baseado no livro homônimo de Stefan Aust, o filme encena a história do grupo de guerrilha urbana alemão mais notório dos anos de 1970, conhecido como Fração do Exército Vermelho ou RAF. Adjetivações como polêmico, de difícil “digestão”, desconfortável e de ritmo inconstante, mas também entranhado de marcas afetivas e geracionais são realizadas pelos especialistas quando O Grupo Baader-Meinhof está em análise. Para comentar este filme, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, convidamos o professor Fábio Ribeiro Vianna (DCS).

A Genesis Agroscience Desenvolvimento Sustentável, empresa sediada na Incubadora Tecnológica de Maringá, promove novo curso sobre o Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal (Sisleg), nos dias 16 e 23 de outubro, das 8 às 18 horas. O curso teórico-prático, a cargo de Maria Mercedes Nardine (IAP), será na Universidade Estadual de Maringá, no auditório do bloco 14. Serão enfocados os conceitos, procedimentos, legislação, operacionalização, requerimentos e formulários do Sisleg, além de ética profissional, reserva legal e ART. Os interessados devem se inscrever na Genesis Agroscience, bloco 14, fone 3029-9161, ramal 226, ou 9969-1562 ou e-mail gênesis.ambiental@gmail.com. A taxa é de R$ 50 para estudantes e de R$ 100 para os demais.

Três cursos de especialização a distância começaram no dia 17 na Universidade Estadual de Maringá. Os de Gestão Pública e de Gestão Pública Municipal são oferecidos pelo Departamento de Administração e o de Gestão em Saúde, pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS). A aula inaugural foi transmitida para treze pólos pelo sistema de webconferência, com a participação simultânea dos 1.750 alunos matriculados.

Participaram da solenidade de abertura dos trabalhos o vice-reitor Mário Azevedo, a diretora do CCS, Sandra Maria Pelloso, o chefe do DAD, Álvaro José Periotto, bem como os coordenadores de cada curso. Nos municípios pólos, as atividades foram prestigiadas por prefeitos, secretários municipais e autoridades locais. Após a solenidade, os alunos já tiveram a primeira aula da disciplina de Introdução à Educação a Distância, ministrada pela professora Maria Luisa Furlan Costa, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da UEM (Nead).

 

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá abriu vagas para as turmas de mestrado e doutorado que começam em março do próximo ano.  Único programa na área no Sul do País, é classificado com o conceito 5 pela Capes. Segundo a coordenação, o êxito do PGM deve-se à elevada produtividade científica e titulação do seu corpo docente, aliadas aos intercâmbios regional, nacional e internacional. Suas linhas de pesquisa são Genética Vegetal; Genética Quantitativa e Melhoramento Vegetal; Genética Molecular e de Microorganismos; e Genética Animal.

O Programa é destinado a profissionais graduados em Agronomia, Ciências Biológicas, Zootecnia e áreas afins. Ele recebe auxílio financeiro, como bolsas de estudo. As inscrições devem ser efetuadas até 30 de novembro, na secretaria do PGM, bloco J-45, sala 101, ou encaminhadas pelo correio dentro do prazo estipulado. Os candidatos serão selecionados por meio da análise dos históricos escolares e currículos. Outras informações pelo fone 3011-8984, site www.uem.br ou e-mail sec-pgm@uem.br.