NEWSLETTER 012/2020-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA O COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 012/2020-ASC



Olá, Comunidade Acadêmica da UEM

Momentos impactantes marcaram as ações da UEM desta semana nos diversos aspectos que envolvem o coronavírus e a Covid-19. Atendimentos, eventos e outras iniciativas da comunidade universitária tiveram como meta dar apoio aos profissionais de saúde e outras tantas pessoas que se tornam vulneráveis às consequências da pandemia. Se você faz parte de algum grupo ativo que e não apareceu aqui, não esqueça: esta newsletter tem como objetivo mostrar o que temos feito na Universidade que merece visibilidade. Teremos prazer de divulgar suas ações neste espaço.

É só mandar para a gente pelo e-mail agendanews.pec@uem.br.


1 - CAMINHONEIROS
Cerca de 700 pessoas foram atendidas no Projeto Saúde na Estrada uma parceria público-privada que, nesta edição, teve o objetivo de levar informação e serviços aos motoristas de caminhão sobre a Covid-19. Alunos da graduação e bolsistas, que participam do Projeto de Combate ao Coronavírus, coordenado pela UEM, compuseram a equipe da iniciativa, na sexta-feira (26) e no sábado (27). Os caminhoneiros que participaram da ação entraram em um circuito que oferecia a medição de temperatura, de pressão e checagem do oxigênio no sangue. Aqueles que optaram, também receberam vacinas: tríplice viral (caxumba, coqueluche e sarampo) e H1N1. Houve, ainda, aqueles que foram testados para a Covid, por se manifestarem acerca de sintomas.


2 - Na quinta-feira, dia 25, às 17 horas, o reitor da UEM, Julio César Damasceno, participou da live “Universidade pós-pandemia”. Discutiu o tema com o médico da UEM, Edson Arpini Miguel; e com o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho. Damasceno retorna às discussões sobre a Covid-19, na próxima quinta-feira, dia 2 de julho, às 17 horas. O tema em debate será “Cidades pós-pandemia”. Estarão junto com o reitor os professores Beatriz Fleury e Silva, coordenadora do BR Cidades em Maringá; e Oseias da Silva Martinucci, do Departamento de Geografia da UEM.


A live será transmitida pelos canais de comunicação da UEM:  (YouTube, Facebook e Rádio UEM FM 106,9).‍


3 - HUM faz testagem em massa da Covid-19 em profissionais da unidade para verificar a soropositividade ou não dos servidores. Com o crescente aumento de casos no município e região, o HUM se preocupa com a possibilidade de profissionais serem contaminados e propagar a doença na comunidade hospitalar.


4 - Médicas bolsistas, que fazem parte do projeto de extensão de combate ao coronavírus, coordenado pela UEM, apresentaram dados sobre a ocorrência da Covid-19, no município de Umuarama. A iniciativa conta com bolsistas médicas, que estão executando ações no Comitê de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE), na Secretaria Municipal de Saúde Umuarama. As bolsistas juntamente e a equipe do COE estão finalizando a elaboração de um novo boletim, que permitirá uma análise semanal da evolução epidemiológica no município.‍


5 - Grupo de trabalho discute planejamento de atividades letivas. Integrado por representantes de diferentes setores da UEM, o objetivo da iniciativa é propor ações que possibilitem o retorno das atividades letivas da UEM, considerando o atual cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus.‍


6 - O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM divulgou que a Universidade Livre de Bruxelas (ULB), por meio do professor Jean-Michel De Waele, de Ciência política, propôs a criação de uma rede francófona de pesquisa decorrente à Covid-19. Confira detalhes aqui.


7 - A exposição “Vírus mortais que marcaram época” oferece um panorama geral sobre alguns vírus do passado e do presente que influenciaram e mudaram a história do mundo. E, agora, uma ação do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM), leva essas informações às pessoas com surdez. O Museu virtual é uma releitura de uma exposição presencial, disponível para visitas na sede do Mudi, em virtude da pandemia do coronovírus e da necessidade de afastamento físico.


8 - A Academia Escola da UEM - CEAF está atendendo de forma especial durante a pandemia, de acordo com as normas de higienização e distanciamento exigidos pela portaria nº. 049/2020, da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Maringá. Seguindo a Portaria, o horário de atendimento foi reduzido, ficando das 8 às 12h e das 14h às 20h de segunda a sexta-feira, podendo ingressar no máximo 20 pessoas por horário e tem sido feito obrigatoriamente mediante agendamento prévio. O ambiente é bem arejado, com a utilização de climatizadores evaporativos, ventiladores e amplas janelas e portas permanecem abertas para facilitar a circulação de ar puro.
O agendamento de horário para o treinamento deve ser feito pelo telefone/WhatsApp (44) 3011-4373. Outras informações na página do Ceaf no Facebook.

Até semana que vem!!!!!!!!!!!!!‍


Problemas para visualizar este conteúdo?

Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br