Solenidade de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), no Bloco B33; novas diretorias assumem cargos em 1º de outubro
A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu posse, na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do Bloco B33, do câmpus sede, aos novos diretores e diretores-adjuntos dos sete centros de ensino da instituição (Centros de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e de Tecnologia).
Os diretores empossados assumem o cargo no dia 1º de outubro, cujo mandato segue até 30 de setembro de 2028, e também passam a integrar o Conselho de Administração (CAD). O termo de posse foi assinado pelos diretores empossados, pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, pela vice-reitora, Gisele Mendes, e pela chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa. A cerimônia também contou com a presença de vários integrantes da comunidade acadêmica, amigos e familiares. No período da tarde desta sexta-feira (27), foram empossados os chefes e chefes-adjuntos dos departamentos.
Durante a cerimônia, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, deu boas-vindas aos novos diretores e agradeceu os diretores e também conselheiros do CAD que encerraram o mandato. “Vocês foram importantes na transformação da nossa universidade nesses últimos quatro anos. Sem vocês nada do que foi feito seria possível. Esse trabalho colaborativo e colegiado com o Executivo é fundamental para a mudança das realidades, assim como também os diretores que hoje se despedem transformaram o câmpus sede e os regionais, os cursos e a prestação de serviços à sociedade. Este momento de posse é muito especial porque marca o início de um novo período, que trará novos projetos, esperança e o desejo de que a realidade de nossa Universidade continue a melhorar.”
Entre as realizações do CAD, Vanalli lembrou a volta do concurso para professores, após mais de dez anos. “Certamente com os novos concursos, com a nomeação dos novos professores, teremos um ambiente muito mais fortalecido para podermos servir a nossa comunidade.”
Aos novos diretores, o reitor antecipou um dos principais desafios que terão no novo mandato. “Nós precisamos juntamente com o Gabinete da Reitoria tratar de maneira muito aprofundada a reforma administrativa da nossa universidade. Temos que tratar disso, a partir do olhar dos Conselhos Interdepartamentais, onde vocês são os executivos. Não temos mais como esperar. Tenho certeza que essa será uma missão muito profícua, democrática e participativa conduzida por nós, pelo CAD, pelo Conselho Universitário (COU) e pela Pró-Reitoria de Planejamento. Temos que fazer uma discussão muito ampla”, frisou Vanalli.
O reitor finalizou afirmando que é preciso fazer uma universidade pública cada vez melhor, mais produtiva e presente. “Estamos hoje sendo instados a ter um papel mais significativo na comunidade. Vamos propor coisas novas. Nesse grande arcabouço de legalidade e de prerrogativas do que podemos fazer, temos muito trabalho em conjunto a ser tocado. Quero mais uma vez cumprimentar cada um de vocês e dizer que nós, universidade, esperamos muito de vocês, mas também contem com o nosso apoio e que tenham um caminho muito profícuo e não se sintam sozinhos. A gestão é isso, é aproximar pessoas também”, concluiu Vanalli.
Em seu discurso, a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, comentou os últimos oito anos do CAD, lembrando toda a trajetória e os desafios. “O Conselho de Administração não é muito lembrado, mas nas horas difíceis é. Ele não faz parte dessa tríade de ensino, pesquisa e extensão, mas é ele que faz com que essa tríade se movimente. Embora ele não esteja representado no símbolo da universidade, ele é essencial para que a universidade possa galgar os seus passos e seguir adiante progredindo.”
Mendes também lembrou o artigo 37 da constituição brasileira, que estabelece os princípios que regem a administração pública nas esferas federal, estadual e municipal, que fala dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “Mas antes desse artigo todo dedicado a nós servidores públicos, no artigo primeiro da constituição, está a dignidade humana, a pessoa humana. São as pessoas que nós devemos visar, antes mesmo de pensar numa atitude de gestão, porque elas realmente são a finalidade da nossa universidade, nossos acadêmicos, agentes universitários, docentes e toda a comunidade externa”, ressaltou a vice-reitora.
O professor Romel Dias Vanderlei, que deixa a direção do Centro de Tecnologia (CTC), transmitiu a mensagem dos diretores que terminaram o seu mandato. “Cada um do seu jeito, com a nossa forma de pensar, agir, dialogar com os nossos pares, e forma de expressar ideias e sentimentos. Cada diretor e diretor-adjunto do seu jeito, discutiu, opinou, aconselhou, relatou, teve que tomar decisões sobre diversos assuntos relacionados ao seu centro e aos demais setores da UEM. A forma como cada um de nós agimos nesse período, com certeza contribuiu para que UEM avançasse em vários assuntos importantes para a formação dos alunos nos cursos de graduação e pós-graduação, o desenvolvimento de pesquisas, tecnologia, inovações e artes. Assim como para a prática das atividades extensionistas e culturais. Refletimos sobre o que aconteceu nos últimos anos, devemos nos sentir orgulhosos de ter participado desse momento da UEM”, destacou.
Falando em nome dos novos diretores, a nova diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, emocionada agradeceu a todos os diretores e trouxe uma analogia única entre a organização da instituição e as bonecas russas matrioskas. Ela também fez um paralelo com a teoria do psicólogo russo-americano Urie Bronfenbrenner, muito influente na área de desenvolvimento humano, cuja teoria bioecológica enfatiza que o desenvolvimento humano é influenciado por cinco ambientes: micro, meso, exo, macro e cronossistema. Ela ressalta que, como as matrioskas, cada camada da universidade, desde o centro de ensino até os departamentos e cursos, é uma parte essencial que contém e, ao mesmo tempo, é contida por algo maior, funcionando de forma interdependente, levando ao desenvolvimento.
Marques destacou que pela primeira vez todos os centros de ensinos serão assumidos pelos diretores-adjuntos, demonstrando que foram eleitos porque ganharam a confiança da comunidade de cada centro. “Eu dirijo a minha fala a todos nós, gestores: administrar é lidar com o risco constante da indiferença. O combate à indiferença é a mensagem que eu gostaria de deixar marcada nesse discurso. Em algum momento ao longo dos próximos quatro anos, nós chegaremos à fatídica conclusão que liderar é, na maior parte do tempo, estar só. E a solidão torna-se um facilitador para a indiferença. Todos os gestores, em especial os eleitos, possuem uma grande responsabilidade no cumprimento da missão institucional, mas também com o rompimento do isolamento que sem nos darmos conta se instala nos nossos processos e na nossa rotina. Combater a indiferença nas nossas atitudes é um ato de negociação diária de nós mesmos com as nossas crenças, metas e com o serviço”, enfatizou Marques.
A nova diretora do CCS também falou da importância dos diretores formarem o Conselho de Administração (CAD), órgão superior deliberativo da Universidade. “Vejam que de um pequeno passo a outro passamos de executivos de nossos centros de ensino para deliberativos no âmbito da Universidade. E temos um desafio de manter balizada a engenhosidade da UEM. Os encaixes das normas e leis, dos interesses comuns, do bem-estar da comunidade universitária e integralidade da Universidade, sem perder de vista que as pessoas são a essência da força motriz dessa instituição. Da mesma forma que a direção deve agir no seu ecossistema, os integrantes do CAD, nesse macrossistema, na grande matrioska, devem combater incansavelmente a indiferença”, concluiu.
Solenidades de posse
O ciclo de solenidades de posse continua na próxima segunda-feira (30). A partir das 10h, será a vez dos novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), entre eles coordenadores e coordenadores-adjuntos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM, além de representantes titulares e suplentes de departamentos que não ofertam cursos de graduação. Já a sessão solene do período da tarde, a partir das 14h30, será destinada à posse da representação titular e suplente dos departamentos junto ao Conselho Universitário (COU).
Todas as cerimônias são abertas ao público em geral. Devido à montagem de parte da estrutura para o Paraná Faz Ciência, que ocorre na UEM entre 7 e 11 de outubro, o espaço em frente ao Bloco B33 não poderá ser utilizado como estacionamento para carros. A orientação é chegar ao local com antecedência e utilizar as vagas de estacionamento nos arredores do bloco.
Novos diretores e vice-diretores dos centros de ensino
Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Diretor: Carlos Alberto de Bastos Andrade
Diretor-adjunto: Ferenc Istvan Bankuti
Centro de Ciências Biológicas (CCB)
Diretora: Ana Paula Vidotti
Diretor-adjunto: Weferson Junio da Graça
Centro de Ciências Exatas (CCE)
Diretor: Diogo Francisco Rossoni
Diretor-adjunto: Marcos Roberto Teixeira Primo
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)
Diretora: Érica Fernandes Alves
Diretor-adjunto: Oséias da Silva Martinuci
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Diretora: Priscila Garcia Marques
Diretor-adjunto: Dennis Armando Bertolini
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA)
Diretor: João Marcelo Crubellate
Diretor-adjunto: Antonio Marcos Flauzino dos Santos
Centro de Tecnologia (CTC)
Diretor: Edwin Vladimir Cardoza Galdamez
Diretora-adjunta: Thelma Elita Colanzi Lopes