Journal of Agronomic Sciences e Revista Ciências Jurídicas entram no Portal de Periódicos da UEM
A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) aprovou a entrada de mais dois títulos no Portal de Periódicos (PP) da UEM. Um deles é da área de Agronomia, o Journal of Agronomic Sciences, e outro é da área de Direito, a Revista Ciências Jurídicas. O Comitê Gestor do PP avaliou e considerou que as publicações atendem às prerrogativas para integrarem o acervo, que agora passa a contar com 37 publicações científicas.
De acordo com os editores-chefes das publicações, os dois periódicos possuem conceito B4 no Qualis, que é o sistema brasileiro de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A classificação revela que eles possuem relevância intermediária junto à Capes. A submissão de trabalhos nas publicações é isenta de custos ou taxas.
Na avaliação do editor-chefe da Eduem, Carlos Herold Junior, os dois periódicos foram aprovados porque possuem méritos e quesitos fundamentais, como corpo editorial definido, registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é o registro internacional para obras de publicação periódica e contínua, e escopo detalhado, com objetivos, missão e área de conhecimento definidos.
“Com mais de 10 anos de publicação regular, o Journal of Agronomic Sciences segue rigorosamente os padrões esperados de periódicos científicos. Com sua inclusão no Portal, o periódico se beneficiará ao ter seu gerenciamento editorial realizado pelo sistema Open Journal Systems (OJS), que é o aplicativo que agiliza o processo de recebimento, avaliação e publicação de artigos. Além disso, a entrada do Journal of Agronomic Sciences fortalecerá a tradição de periódicos nessa área, contribuindo para discussões e avaliações sobre o futuro das publicações na universidade”, avaliou Herold Jr.
O editor-chefe da Eduem também comentou o retorno da publicação da área de Direito, que ficou quase duas décadas sem ser editada. “A retomada da Revista de Ciências Jurídicas da UEM, criada em 1997 e interrompida no início dos anos 2000, é uma iniciativa importante. Graças ao empenho de um grupo de professores da área de Direito, o periódico está sendo digitalizado e está aberto à submissão de novos artigos. Esta é mais uma publicação na área de Direito que entra para o Portal. Com perfis diferentes, ela vem complementar a divulgação na área junto com a revista “Direito Pensa”. Acreditamos que a entrada no Portal vai fortalecer não só o empenho dos professores em retomar esta publicação, mas também pode inspirar ações semelhantes em outros centros, dando uma nova vida ao próprio Portal de Periódicos da UEM, de uma forma geral”, concluiu.
O Journal of Agronomic Sciences foi criado em 2012 pelos pesquisadores do curso de Agronomia, do Câmpus Regional de Umuarama (CRU), para dar visibilidade aos estudos na área de Ciências Agrárias na região Noroeste do Paraná. O periódico engloba todas as áreas do curso de Agronomia, incluindo também áreas técnicas afins da Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia e Engenharia Agrícola.
“A decisão de criar a revista foi a estratégia encontrada pelo grupo de professores para alavancar o curso de Agronomia, do DCA (Departamento de Ciências Agrárias), e o mestrado em Ciências Agrárias, do PAG (Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias). Desde então, já se passaram 12 anos de muito trabalho e dedicação de todos os responsáveis pela veiculação. O contínuo trabalho de divulgação de trabalhos de pesquisa conta com a colaboração de instituições brasileiras de renome, de forma que hoje o periódico alcança visibilidade nacional”, comemora o professor do curso de Agronomia da UEM e editor-chefe do Journal of Agronomic Sciences, Antonio Nolla.
Na avaliação de Nolla, a inclusão do Journal of Agronomic Sciences no PP da UEM representa uma valorização dos trabalhos publicados no período devido à visibilidade e abrangência que este veículo de comunicação proporciona. “Estamos muito felizes com esta conquista. Temos a certeza de que o interesse de grupos de pesquisa em publicar no periódico irá gerar o aumento no número e na qualidade da pesquisa que será publicada e divulgada através da nossa revista”, vislumbra.
O Journal aceita trabalhos de pesquisa e também de revisões bibliográficas relevantes na área de Ciências Agrárias e tem por objetivo receber trabalhos gerados por pesquisas de iniciação científica, mestrado ou doutorado originário de qualquer instituição brasileira de ensino ou de pesquisa. A Comissão Editorial da publicação avalia os artigos, bem como valida o trabalho dos revisores, com vistas a otimizar a qualidade dos trabalhos publicados.
Fazem parte da Comissão Editorial do periódico, os seguintes professores: Beatriz Cervejeira Bolanho, Carolina Amaral Tavares da Silva, Cláudia Regina Dias Arieira, Erci Marcos Del Quiqui, Fabrício Leite, Jailson de Oliveira Arieira, Juliana Parisotto Poletine, Larissa Carla Lauer Schneider, Lucas Ambrosano, Raquel Reis Martins, Rejane Machado Cardozo, Rerison Catarino da Hora, Sheila Rezler Wosiacki, Tiago Roque Benetoli da Silva, Valdir Zucareli e Welber Daniel Zanetti Lopes.
Os trabalhos enviados ao Journal of Agronomic Sciences devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico ou técnico, além disso os trabalhos de pesquisa e de revisão bibliográfica devem apresentar a devida importância e relevância científica na área de ciências agrárias. Os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail j.agronomic@yahoo.com.br e devem seguir as normas para submissão dos artigos científicos conforme site da publicação.
A segunda publicação a integrar o Portal de Periódicos da UEM é a Revista de Ciências Jurídicas da UEM (RCJ-UEM). Fundada em 1997, a revista é um periódico que se dedica a divulgar textos originais nas áreas de Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Seu principal objetivo é disseminar, tanto a nível nacional quanto internacional, as reflexões e pesquisas de acadêmicos sobre temas relacionados à proteção de minorias e grupos vulneráveis. Seguindo esta linha editorial, busca acolher estudos de alta qualidade que ofereçam análises profundas e inovadoras sobre a defesa e a promoção dos direitos das populações marginalizadas, incentivando a produção científica que possa influenciar políticas públicas e práticas jurídicas inclusivas.
As publicações que haviam sido interrompidas no início dos anos 2000 estão sendo retomadas este ano, visando obter a aprovação na Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), que é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. “A ideia surgiu para revitalizar a revista, com vistas a aprovação do projeto de mestrado na APCN, processo que está sendo avaliado pela Capes. Já estamos recebendo artigos e resenhas inéditos em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano) para a primeira publicação de 2024, que será lançada em 1º de dezembro de 2024”, revela o professor pós-doutor e editor-chefe da RCJ-UEM, Ivan Aparecido Ruiz.
A revista voltará a ser editada na mesma periodicidade: quadrimestral. “Por ano, serão editados três números com dez artigos científicos e três resenhas cada. Vamos ter uma sessão de artigos inéditos de pesquisa jurídica, tanto nacional como internaciona,l e uma sessão para resenhas bibliográficas”, detalha Ruiz.
O foco da revista é a pesquisa na pós-graduação. Os artigos inéditos e originais terão como referência o documento de área do direito que avalia as revistas científicas, bem como o Qualis. O envio dos trabalhos de pesquisas será em fluxo contínuo e está aberto para pesquisadores de todo o País.
“Utilizamos os critérios da Capes por intermédio do documento de área do Direito com o propósito de elevar a pontuação da revista nas próximas avaliações do Qualis. Isso inclui ter ao menos um autor ou autora com título de doutorado, bem como as coautorias serem ao menos de mestrandos ou titulação superior”, frisa o editor-chefe.
As edições da revista estão sendo digitalizadas e disponibilizadas no Portal de Periódicos da UEM. De acordo com Ruiz, é “um processo longo e demorado e que conta com um projeto de ensino coordenado por professores a alunos do curso de Direito da UEM”.
Quem quiser enviar trabalhos para a avaliação, o link de envio é (https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revcienjur). No PP da UEM, estão todas as informações sobre como submeter um trabalho para avaliação e publicação.
A equipe editorial é formada pelos professores Almir Santos Reis Júnior, Antonio Rafael Marchezan Ferreira, Belmiro Jorge Patto, Delton Aparecido Felipe, Fernando de Brito Alves, Gisele Mendes de Carvalho, Gustavo Noronha de Ávila, João Marcelo Crubellate, Leda Maria Messias da Silva, Luiz Geraldo do Carmo Gomes, Maria Cristina De Cicco, Matheus Felipe de Castro, Miguel Ángel Boldova Pasamar, Valéria Silva Galdino Cardin, e Willis Santiago Guerra Filho.
Portal de Periódicos da UEM: É uma plataforma digital de reunião, divulgação e qualificação de publicações periódicas de acesso aberto voltados à pesquisa, à extensão e ao ensino universitários. Além de reunir a produção acadêmica, objetiva ampliar a visibilidade de publicações periódicas; estimular o envolvimento da comunidade acadêmica da UEM com os variados processos editoriais de publicações periódicas por meio de pesquisa, ensino e extensão; discutir e propor políticas e procedimentos para criação e qualificação de publicações periódicas no âmbito da UEM e valorizar espaços e oportunidades para a reflexão acerca das funções de editores/as, avaliadores/as e autores/as no tocante aos desafios tecnológicos, financeiros e éticos das publicações periódicas. O PP é administrado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) a partir da constituição de um Comitê Gestor (CGP), nomeado pelo Gabinete da Reitoria (GRE).
SERVIÇO
Novos periódicos da Eduem
Journal of Agronomic Sciences: por e-mail anolla@uem.br ou WhatsApp (44) 99958-9923
Revista Ciências Jurídicas: por e-mail rcj.uem@gmail.com
Equipe Eduem: por e-mail periodicos@uem.br ou telefone (44) 3011-4103
Portal dos Periódicos: acesse o site