Outros dois trabalhos premiados no evento da região sul também competiram na edição nacional da Expocom 2024
Na última sexta-feira (6), estudantes de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram premiados na Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom). O prêmio aconteceu simultaneamente a programação do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, principal evento da área de comunicação do Brasil. Trata-se do principal espaço de valorização e reconhecimento de trabalhos e produções de acadêmicos e pesquisadores de comunicação do país.
Os eventos ocorreram na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no câmpus de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, entre os dias 3 e 6 de setembro. A participação dos estudantes classificados para a etapa nacional foi possível graças ao apoio do curso e do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).
Três trabalhos representaram a UEM, sendo a instalação intitulada “Artéria: reflexões sobre arte e inteligência artificial” a ganhadora do primeiro lugar nacional na modalidade Comunicação e Inovação, representado por Ana Carolina Arenso Barbosa e produzido em grupo com Camila Balestra Zacarkin, João Victor Prado Barbosa, Maria Heloísa Manzano da Silva e Mariana Tonet Herman.
Estudantes da instalação Artéria e o orientador do projeto Cássio Ceniz
Outros dois trabalhos concorreram na etapa nacional: “Molde a Moda”, ganhador do prêmio regional sul na modalidade Empreendedorismo em Comunicação, representado por Ágata Yasmin de Oliveira, Alexia Alves, Dandara da Silva e Mariana Guarnieri; bem como “O Furdunço”, vencedor do prêmio regional sul na modalidade Fotografia Artística, produzido por Julio César do Nascimento.
Os trabalhos “O Furdunço” e “Molde a Moda” foram apresentados novamente durante o evento
O professor Cássio Ceniz acompanhou os alunos e conta que foram dias enriquecedores e de grande conexão. Responsável pela orientação do projeto vencedor, ele argumenta que compartilhar as produções em espaços além do curso é importante para estabelecer um diálogo com outras instituições e pessoas. O docente também avalia que essa é uma oportunidade de perceber a qualidade do que a Comunicação e Multimeios tem desenvolvido.
"Foi perceptível como temos pensado a comunicação atualizada ao nosso tempo, com sustentação teórica que justifica as etapas e resultados dos produtos expostos. Além disso, vale destacar que nossas propostas sempre tocam em temáticas relevantes, o que demonstra a potencialidade e a contribuição da comunicação para a sociedade", enfatiza Ceniz.
Para o coordenador do curso de Comunicação e Multimeios, professor Tiago Lucena, a participação dos estudantes na competição nacional com trabalhos de qualidade é mais uma prova da qualidade e do esforço dos acadêmicos e docentes. “Fazemos isso tudo e somos um curso com uma quantidade pequena de professores se comparado as graduações mais tradicionais do Brasil”, ressaltou. “Todos os anos, os alunos participam de eventos e são premiados na versão regional e nacional, além de tantos outros em festivais e mostras de cinema e audiovisual.”
O Intercom 2024 teve como tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais”. A programação contou com oficinas, palestras, mesas redondas, apresentações de iniciação científica e grupos de pesquisa, promovendo debates e reflexões.
*Arte por Mariana Saito, estagiária da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR)
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)