Prêmio municipal contemplou projetos da UEM como a robótica em salas de aula e leite humano em pó
Termina neste sábado (31/08) o prazo para que pesquisadores e professores façam a pré-inscrição no Inova Maringá 2024, criado pela Prefeitura de Maringá. Anualmente são premiados os projetos mais inovadores em produtos, serviços e processos organizacionais. Serão observadas as soluções inovadoras realizadas entre 01/07/2023 e 30/07/2024.
No ano passado, o professor Jesui Vergilio Visentainer da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou o Prêmio Inova com a proposta “Leite humano em pó salva vidas de recém-nascidos”. Ele atua nos programas de pós-graduação em Ciência de Alimentos e no programa de Pós-graduação em Química.
O projeto tem sido desenvolvido há alguns anos e conta com vários artigos e apresentação de trabalhos em congressos. “É uma pérola. Nós plantamos uma grande semente. Quando a gente transforma o leite humano em pó, ele pode ser conservado em seis meses, salvando vidas de crianças”, explica o professor.
O prêmio municipal também contemplou secretarias do município. Uma delas foi a da Educação com projetos voltados para ensino de robótica nas escolas. É o caso do projeto de extensão trUEM, da UEM, ligado ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), que tem como foco a Robótica e a Inteligência Artificial.
“Na verdade a gente trabalha com uma aula que mistura ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, A gente desenvolve metodologias que agregam novos conhecimentos para essas crianças de uma maneira bem lúdica”, analisa o professor da UEM, Breno Ferraz de Oliveira.
A tecnologia empregada é a mesma da emissora britânica BBC, oferecendo um ensino diferenciado para as crianças contextualizado com a realidade delas. A parceria com a Secretaria de Educação foi fundamental para alavancar o projeto que atinge 52 unidades escolares de Maringá onde são ministradas aulas de robótica.
NIT
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) contribuiu para a divulgação interna e incentiva os professores a se inscreverem para o prêmio municipal de inovação. "A UEM tem excelentes pesquisadores que desenvolvem pesquisas e soluções inovadoras para a sociedade. Nós do NIT queremos divulgar como esses projetos podem contribuir de forma direta e indireta para o desenvolvimento social, econômico e sustentável dos municípios, estado e do País”, resumiu a coordenadora do NIT, Keila de Souza Silva.
INOVA
O prêmio inova será concedido nas seguintes modalidades: Inovação em produtos e serviços; Inovação em processos e organizacional. A partir das seguintes categorias: startups e micro e pequenas empresas, médicas e grandes empresas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, organizações públicas e secretarias municipais e entidades.
As iniciativas inscritas nas modalidades Inovação em Produtos, Inovação em Processos e Inovação Organizacional serão avaliadas pela Comissão Julgadora de acordo com os seguintes critérios: Criatividade e inovação; Aplicabilidade e funcionalidade; impactos científicos, tecnológico, ambiental, econômico, financeiro e social, além da apresentação do material.
Serviço - Prêmio Inova Maringá 2024- Inscrições até sábado (31/08) pelo link