Michellon

Coordenador estadual do programa Paraná Mais Orgânico (PMO), atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Foto: Marcos de Oliveira/CMM

Na sexta-feira (23), a Câmara Municipal de Maringá (CMM) realizou uma sessão solene para conceder o título de Cidadão Benemérito ao professor Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia (DAG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, esteve presente na cerimônia representando a instituição e o reitor Leandro Vanalli.

Engenheiro Agrônomo e doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e pela Universidade da Califórnia, Michellon é coordenador estadual do programa Paraná Mais Orgânico (PMO) e atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o desenvolvimento local, rural, regional e territorial com foco na sustentabilidade.

Com mais de três décadas de atuação na UEM, Michellon fundou e coordenou o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP) na Região Metropolitana de Maringá. Este centro atende mais de 50 hortas comunitárias, escolares e institucionais, beneficiando mais de 1.5 mil famílias.

Além disso, Michellon é membro dos Comitês Gestores do Paraná Mais Orgânico e do Coletivo Nacional de Agricultura Urbana e, no âmbito internacional, é responsável pelo convênio de cooperação entre a Universidade de Alicante (Espanha) e a UEM.

Durante a cerimônia, a vice-reitora Gisele Mendes expressou sua admiração pelo professor Michellon: “É um orgulho para a Universidade homenagear um grande professor que está fazendo história de maneira significativa. Ele é um dos fundadores do Programa Paraná Mais Orgânico e demonstra um profundo compromisso com a preservação do meio ambiente e com a promoção de uma agricultura sustentável. Sua dedicação também inclui o fomento à agricultura familiar, aos produtos orgânicos e à saúde das pessoas. Através de seu trabalho, garantimos um legado positivo para as gerações futuras e para o meio ambiente.”

Michellon expressou sua gratidão a todos que contribuíram para sua conquista: “Receber um prêmio desses é a coroação de uma vida dedicada ao próximo em várias dimensões. Esse reconhecimento renova o ânimo de quem luta por um mundo melhor e demonstra que suas boas ações são observadas. Foram muitas as lutas para chegarmos até aqui, mas nossa gratidão a Deus e às pessoas que nos apoiaram nos motiva a continuar ajudando outros a melhorar suas vidas e a não desistir de seus sonhos por um mundo melhor.”