Eventos multidisciplinares serão realizados durante o Paraná Faz Ciência 2024; inscrições estão abertas
Neste ano, a 21ª edição da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - Paraná Faz Ciência será realizada no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento ocorrerá de 7 a 11 de outubro e terá como tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”.
O objetivo do evento é difundir os avanços da ciência, tecnologia e inovação nas diferentes áreas de conhecimento e reunir pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da educação básica e cidadãos interessados em conhecer a ciência desenvolvida no Paraná.
O evento é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (Semti), Secretaria Estadual de Inovação (SEI) e a UEM.
Simultaneamente ao Paraná Faz Ciência 2024, serão realizados os eventos acadêmicos: 7º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex), 6º Encontro Anual de Ensino de Graduação (Eaeg), 33º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e 13º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic JR).
EAEX
Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), o 7º Eaex ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro. O tema deste ano é “Humanidades, tecnologias e diversidades: pontes para o mundo sustentável” e abrange as seguintes áreas de conhecimento: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.
O objetivo principal é apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos na UEM durante 2023 e 2024. As inscrições estão abertas até 19 de agosto e podem ser feitas neste link.
Para a diretora de Extensão, Crishna Mirella de Andrade Correa, a expectativa é que as apresentações sejam diversificadas, considerando que a UEM possui mais de 400 projetos de extensão ativos, todos inseridos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Nas mesas redondas, a expectativa é que possamos discutir como a extensão universitária está relacionada à realização dos Direitos Fundamentais, como a extensão curricular pode impulsionar ainda mais a troca de saberes com comunidades ainda afastadas da Universidade e como pensar reivindicações para o financiamento e estruturação da extensão, tanto curricular, quanto complementar ao currículo”, comenta a docente.
EAEG
Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DGE), o 6º Eaeg ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro e tem como tema “Culturas, Diversidades, Saberes e Sustentabilidades no Ensino de Graduação”. As inscrições estão abertas até 30 de setembro e podem ser feitas neste link. As submissões dos trabalhos podem ser feitas até 1° de setembro.
O evento é destinado aos estudantes de graduação, pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica. Segundo a diretora de Ensino e Graduação e coordenadora do evento, Mariana Moran Barroso, o Eaeg possibilita socializar e discutir os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Universidade, bem como compartilhar ações realizadas no desenvolvimento dos programas e projetos de ensino.
Neste ano, as palestras de abertura, de encerramento e as mesas redondas ocorrerão juntamente com o 7º Eaex, e toda a programação tem sido pensada em conjunto com a Diretoria de Extensão (DEX).
EAIC
Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), o 33º Eaic e o 13º Eaic JR terão como tema: “A ciência como caminho para redução da desigualdade”. As atividades ocorrerão nos dias 10 e 11 de outubro. As inscrições estão abertas até 31 de agosto e podem ser feitas neste link.
O encontro é um evento de natureza multidisciplinar, e tem como principal objetivo avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento, no ciclo 2023-2024, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária e a UEM.
“O Eaic é um evento obrigatório por parte das agências de Fomento (CNPq e Fundação Araucária), onde o ciclo do programa de 12 meses é finalizado”, ressalta o diretor de Pesquisa da PPG, Marcos Luciano Bruschi. Segundo ele, por meio das apresentações dos trabalhos e das discussões, é possível inserir o acadêmico cada vez mais na área científica. A previsão é ter aproximadamente 700 trabalhos a serem apresentados.
Ao definir o tema deste ano, o Comitê Assessor Local de Bolsas de Iniciação Científica (Cabic) acredita que promover a ciência pode levar ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da população de uma forma sustentável, além de minimizar as disparidades sociais no Brasil.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)