Orquestra de Câmara da UEM vai comemorar os 55 anos do Instituto de Línguas da Universidade.
O quarto dia da 8ª edição da Semana de Artes (SAU) começa pela manhã, na Biblioteca Central (BCE), com a 1º Conferência de Cultura que vai definir as políticas culturais a serem implantadas pela Universidade. O encontro termina na sexta, último dia da SAU.
Durante o almoço, também na BCE, a comunidade vai pode acompanhar a música Instrumental do Tangram Jazz Trio. Às 14h, ocorre a palestra com Alan Gaitarosso sobre “Acessibilidade nas Artes: um caminho para a inclusão cultural”
A tarde continua como espetáculo teatral ”Coro dos Maus Alunos” (ETTE: Entre Escola no Teatro e o Teatro na Escola). O diretor da peça, Sidmar Gomes , revela que o espetáculo é um projeto de extensão da UEM com a dramaturgia do português Tiago Rodrigues, autor do texto. Trata-se da chegada de um novo professor de Filosofia para um grupo de jovens. Ao longo do amadurecimento da relação entre eles, todos passam a resignificar a relação. Será encenada as 16 h no Teatro Universitário.
Às 18 horas, no saguão da BCE, apresentação musical “O violão por si só” com Paulo Pereira e intervenção artística “Arte é ativismo” com Loui e Chay (Curitiba). O objetivo é questionar e instigar a reflexão sobre as crenças e valores impostos pela sociedade em cima da mulher. A ideia é de intervenções fora das normas artísticas convencionais e convidar o público a repensar a relação com espaço público a liberdade de expressão.
Na sequência, às 19h30, Concerto da Orquestra de Câmara da UEM em comemoração aos 55 anos do Instituto de Línguas da Universidade. No concerto desta quinta-feira, contará com a participação de duas professoras do curso de graduação, as sopranos Celina Delmo e Camila Santiago. No repertório, obras de Mozart, Spiritual (gospel negro), Vivaldi entre outros. A noite termina com o Concerto da Orquestra de Flautas da UEM.
A SAU também conta com duas exposições coletivas de arte. A primeira, na Galeria Colchetes (bloco A34 - bloco da Pró-reitoria de Extensão e Cultura) . A outra, na Galeria de Artes da Biblioteca Central (BCE).
Em ambas mostras é possível encontrar trabalhos de artistas de Maringá e da UEM. São obras de estudantes, professores e servidores. Também estarão expostas peças criadas pelo Curso de Artes Visuais da comunidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
As coletivas abordam diferentes linguagens contemplando esculturas, fotografias e ilustrações digitais, desenhos em grafite. Destaque também para a arte dos povos indígenas.
A Galeria Colchete estará aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. Já a Galeria da Biblioteca vai funcionar até as 22 horas, sendo que sábado abre das 10h às 12h45.
As atividades da SAU terminam na sexta-feira com uma grande festa no estacionamento da Biblioteca Central. Haverá feira de artesanato, feira de trocas, food trucks e eventos com a comunidade indígena. Os shows musicais acontecem entre 17h e 22h.
Serviço
I Conferência de Cultura e VIII Semana de Artes da UEM (SAU). Até sexta-feira, no Câmpus Sede da UEM. Realização: Diretoria de Cultura (DCU) e o Comitê Gestor Cultural da UEM.
PROGRAMAÇÃO
HOJE (08/09)
8h30 - 12h - I Conferência de Cultura da UEM
Local: Auditório da BCE
12h15 - Música Instrumental - Tangram Jazz Trio
Local: Saguão da BCE
14h - Palestra com Alan Gaitarosso “Acessibilidade nas Artes: um caminho para a inclusão cultural”
Local: Auditório da BCE
16h - Espetáculo Teatral ”Coro dos Maus Alunos” - ETTE: Entre Escola no Teatro e o Teatro na Escola.
Local: Teatro Universitário de Maringá
18h - Apresentação musical “O violão por si só” - Paulo Pereira e intervenção artística “Arte é ativismo” - Loui e Chay (Curitiba/PR)
Local: Saguão da BCE
19h30 - Concerto da Orquestra de Câmara da UEM em comemoração aos 55 anos do Instituto de Línguas da UEM
Local: Auditório da BCE
21h - Concerto da Orquestra de Flautas da UEM
Local: Auditório da BCE
Sexta-feira (09/08)
8h30 - 12h - I Conferência de Cultura da UEM
Local: Auditório da BCE
12h15 - Apresentação musical - Brian Oblivion e seus rádios Custódios
Local: Restaurante Universitário
IV Encontro de Povos Indígenas - Darcy Dias de Souza
14h - Mesa redonda com Kreta Kaingang e lideranças das terras indígenas: Ivaí - Povo Kaingang, Apucaraninha - Povo Kaingang e Ywy Porã - Povo Guarani Nhandewa
Local: Auditório da BCE
14h - 19h - Feira de Trocas de Cestas Kaingang por alimentos não perecíveis
Local: Estacionamentos da BCE e RU/UEM
15h - Mostra infantil de filmes indígenas
Local: Auditório da BCE
16h-17h - Revitalização de espaços de circulação e convivência na UEM: ReViva na UEM e plantio de mudas indígenas
Local: Entorno do RU
17h-18h - Oficina de Grafismos indígenas com Júlia Lourenço Guarani Nhandewa e Aléxia Gaven Kaingang
Local: estacionamento do RU/UEM
17h-22h - Feira de artes e artesanatos
Local: Estacionamentos da BCE e RU/UEM
Festa de Encerramento - Estacionamento da BCE
17h30-18h - Pocket show “Vida Leve Vida” - Juh Fragoso e banda (Curitiba/PR)
18H-19H - Show “Treta de Departamento” - Banda de rock Nic Vigarista (Londrina/PR)
19h-19h45 - Show Ponto de Samba
20h-22h - Discotecagem com noite RGB