edital espanha

Projeto estuda a diversidade genética e fitoquímica da graviola e propõe estratégias para uma produção sustentável

As professoras Maria de Fátima Pires da Silva Machado e Claudete Aparecida Mangolim, ambas do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em conjunto com uma equipe de pesquisadores internacionais, foram contempladas com o edital do programa 2024 LINCGLOBAL da Spanish National Research Council do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSCI), instituição pública dedicada à pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha. 

O projeto “Estudo da diversidade genética e fitoquímica da graviola em sistemas agroflorestais latino-americanos. Estratégias para uma produção sustentável num contexto de adaptação às alterações climáticas”, em tradução livre, promoverá a colaboração científica, o intercâmbio acadêmico e a consolidação de redes relacionadas à distribuição da diversidade genética e fitoquímica de Annona muricata (graviola) em pomares de quintais de regiões da Europa, América Central e América do Sul, para avaliar a produção diferencial entre populações de metabólitos de interesse, bem como avaliar futuros modelos de distribuição em resposta as mudanças climáticas.

Para a professora Maria de Fátima Machado, o projeto de pesquisa gerará conhecimentos científicos e tecnológicos para a comunidade acadêmica-científica. A participação da UEM será por meio do Laboratório de Genética e Biotecnologia Vegetal do DBC, onde as docentes Machado e Claudete Mangolim atuam. Além delas, a aluna de doutorado Letícia Martins Montini, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) da UEM, também está participando. O projeto iniciou neste mês de julho e tem duração até dezembro de 2026. 

O objetivo do Programa LINCGLOBAL é promover a interação entre investigadores ibero-americanos e espanhóis na área das Mudanças Globais, ao mesmo tempo que avança na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)