Iniciativa aberta ao público ocorre na próxima segunda-feira (29) e faz parte da campanha Julho Amarelo
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, na próxima segunda-feira (29), uma ação gratuita de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinação contra a gripe. Aberta ao público geral, a iniciativa ocorre entre 11h e 17h, no Restaurante Universitário (RU) do câmpus sede. Todos os serviços são gratuitos.
A realização é do Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM e do Departamento de Enfermagem (DEN/UEM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem na UEM e participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem atuarão no atendimento ao público.
Também colaboram com a ação o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Vigilância do HIV/Aids e da Tuberculose (Gepvhat), todos da UEM, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em HIV/Aids de Maringá.
Durante o evento, serão realizados testes rápidos para sífilis e hepatites B e C, além da oferta de autoteste para HIV. Conforme os organizadores, as testagens são fundamentais para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das ISTs, o que colabora, também, para a prevenção da transmissão das doenças. O público-alvo da ação inclui estudantes, docentes e servidores técnicos da UEM, bem como a comunidade externa em geral.
As pessoas que apresentarem resultado positivo nos testes rápidos para as hepatites B e C serão encaminhadas ao Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Maringá. Nos casos de sífilis, o manejo ocorrerá de forma descentralizada no Ambulatório da UEM, com o intuito de ampliar o acesso e a adesão ao tratamento.
Além do serviço de testagem, a campanha incluirá ações educativas voltadas à prevenção das ISTs, como orientações de saúde e distribuição de panfletos e preservativos. As atividades são importantes para informar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das infecções.
A ação no RU também inclui a oferta de vacinação contra a gripe Influenza, para quem não se vacinou na primeira campanha da UEM, realizada em junho. Indicada a qualquer pessoa com mais de seis meses de vida, a vacinação também atenderá às comunidades interna e externa da UEM. Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos de identificação (RG e CPF), além do Cartão SUS e da carteirinha de vacinação.
Vale destacar que, neste ano, conforme o Ministério da Saúde (MS), a vacina da gripe reúne três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A aplicação é em dose única, exceto para crianças, que deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
De acordo com a organização do evento, a oferta gratuita de vacinação visa ampliar a cobertura vacinal da população maringaense. A medida se justifica pela diminuição das temperaturas, condição na qual doenças respiratórias, como gripe e Covid-19, ganham força.
Julho Amarelo
A ação de saúde nas dependências da UEM integra a campanha nacional Julho Amarelo, dedicada à luta contra as hepatites virais, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Essas infecções podem causar sérios danos ao fígado e induzir complicações graves como cirrose e câncer hepático.
Dessa forma, ações integrantes do Julho Amarelo atuam na conscientização e na prevenção das hepatites virais e das ISTs em geral. As iniciativas são essenciais para controlar a disseminação das enfermidades, proteger a população e construir uma sociedade mais saudável e consciente.
Serviço
Ação de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis e vacinação contra a gripe
Data e horário: segunda-feira (29), das 11h às 17h.
Local: Restaurante Universitário (RU), no câmpus sede da UEM.
Serviços: testagem rápida de sífilis e hepatites B e C, oferta de autoteste para HIV, atividades educativas de prevenção das ISTs e vacinação contra a gripe.
Público-alvo: comunidades interna e externa da UEM (a vacinação é recomendada apenas para pessoas a partir de seis meses de vida).
Documentos necessários: RG e CPF (obrigatórios) e Cartão SUS e carteirinha de vacinação (recomendados).