Opereta tem participação de cantores acadêmicos do Curso de Graduação em Música, de Artes Cênicas e de Medicina
Alunos do Bacharelado em Canto do Curso de Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estarão se apresentando nos dias nove e dez de setembro em Curitiba. Trata-se de um intercâmbio com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap Campus 1 Curitiba) da Unespar. A UEM apresentará a Opereta Forrobodó, além de participar de oficinas e palestras de interação oferecidas pela anfitriã.
O Projeto Acadêmico e Artístico Opereta Forrobodó (Burleta de Costumes Cariocas em 3 Atos), foi construído a partir das atividades acadêmicos e artísticas das disciplinas de Laboratório de Canto e do Projeto de Extensão Técnica e Interpretação para o Canto Lírico, ambas atividades vinculadas à habilitação do Bacharelado em Canto do Curso de Graduação em Música da UEM.
O professor John Kennedy Pereira de Castro, coordenador geral do projeto, explica que o Forrobodó conta com a participação de cantores acadêmicos do Curso de Graduação em Música, do Curso de Artes Cênicas e do Curso de Medicina. Cantores estudantes oriundos da comunidade em geral também participam por meio da Curricularização da Extensão Universitária.
Forrobodó é uma a comédia musical de costumes cariocas em três atos com texto de Luís Peixoto (1889-1973), Carlos Bettencourt (1890-1941) e música de Chiquinha Gonzaga (1847-1935). É um clássico na história do musical brasileiro e considerado um dos maiores sucessos do teatro popular de todos os tempos. São mostrados personagens populares, típicos do cenário carioca do início do século 20.
Os professores ministrantes são John Kennedy Pereira de Castro (coordenador geral, orientador e direção musical), Cinthia Ruivo da Silva (orientadora e pianista correpetidora), Pedro Carlos de Aquino Uchôa (direção cênica) e Camila Patrícia Santiago Serafim (orientadora).