Serviço de atendimento psiquiátrico gratuito volta a atender normalmente no dia 2 de agosto
O Ambulatório de Residência em Psiquiatria do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estará fechado no período de 18 de julho a 1º de agosto, devido às férias coletivas dos funcionários. O atendimento gratuito à comunidade acadêmica será retomado no dia 2 de agosto, nos mesmos horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.
Além de oferecer atendimento psiquiátrico gratuito para estudantes, servidores e docentes, o Ambulatório forma médicos especialistas na área. O serviço é prestado pela equipe de médicos residentes do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), vinculado à UEM, sob a coordenação do professor Mauro Porcu, do Departamento de Medicina (DMD), com a supervisão e orientação de médicos psiquiatras. Por ser um Ambulatório Escola, as demandas atendidas são de baixa e média complexidade.
De acordo com o técnico administrativo Miguel Miranda, os cerca de 400 pacientes, ao mês, que atualmente recebem atendimento no Ambulatório já foram comunicados e orientados a retirar as receitas antecipadas, em casos de necessidade. Segundo Miranda, a interrupção temporária não provocará descontinuamento de tratamento dos pacientes.
Miranda orienta ainda que, no período de suspensão, se houver alguma emergência psiquiátrica, os pacientes devem buscar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD, localizado na Rua Pioneiro João José Queiroz, 650, Jardim Ipanema, telefone (44) 3309-4493.
Os interessados em fazer agendamento para pré ou pós suspensão devem entrar em contato pelo telefone (44) 3011-5874 (WhatsApp). O Ambulatório de Psiquiatria da UEM está localizado no Bloco 6, do câmpus sede da UEM, em frente à agência da Caixa Econômica Federal.