2024 05 23 Lançamento do Clube do Livro CAP 17 of 44 1Nome do clube presta homenagem à superintendente da Patrulha Maria da Penha de Maringá, falecida em março

 

Galeria de Imagens 

O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou, na manhã de ontem (23), o Clube do Livro Silvana Soares Camara, no auditório da Biblioteca Central (BCE), lotado por estudantes do Ensino Médio da instituição. A iniciativa é resultado da união do CAP com o Núcleo Maria da Penha (Numape) e o Empodera, projetos da Universidade que prestam assistência jurídica e psicossocial a mulheres em situação de violência doméstica e capacitação de empoderamento feminino, respectivamente. 

O evento integra a programação comemorativa dos 50 anos do Colégio, que será celebrado no dia 29 de maio. De acordo com a diretora do CAP, professora Alessandra Martinho de Oliveira, o nome do clube é uma homenagem à superintendente da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá, falecida em março de 2024, que se tornou uma referência na luta em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. 

A aula inaugural do Clube do Livro foi proferida pelo professor Pedro Jorge de Freitas, do Departamento de Ciências Sociais (DCS), que foi diretor do Colégio, entre 2008 e 2011. Ele fez uma contextualização política do período histórico do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, obra autobiográfica que está sendo trabalhada com os alunos do Colégio. O livro é um diário que descreve a vida cotidiana, as lutas e as reflexões de Carolina, uma mulher negra e mãe solteira de três filhos, que vivia na favela do Canindé, em São Paulo. A obra é notável por escancarar a discriminação racial e de gênero e as duras condições de vida nas favelas brasileiras. 

“Para nós, do Colégio, é uma honra inaugurar o Clube do Livro justamente na semana que antecede os 50 anos do CAP. E essa felicidade aumenta com a presença do professor Pedro, ex-diretor do Colégio, que hoje nos presenteia com a aula inaugural. É também uma forma de homenagearmos o professor. O Clube do Livro é um projeto muito importante, inclusive pela questão de incentivar a leitura. E começar com uma obra de Carolina Maria de Jesus é também um marco pelo o que ela representa: símbolo de luta e de resistência, assim como nós sobrevivemos nestes 50 anos. Desejamos muito sucesso ao Clube do Livro”, declarou a diretora do CAP. 

 

2024 05 23 Lançamento do Clube do Livro CAP 44 of 44 1

 

Freitas aproveitou o fato de que os alunos estão lendo “Quarto do Despejo” e fez uma contextualização histórica de quando o livro foi escrito e também sobre a atualidade do livro. “Aproveitei esse gancho para debater o que era o projeto do Brasil na década de 50, 60 e 70, e qual é o projeto de hoje, para que a juventude reflita em que país eles querem viver daqui 15 anos. Os jovens não param para pensar nisso, mas todos vão se tornar pais e mães e vão ter que educar os seus filhos. Então, provoquei um pouco nesse sentido para que eles reflitam sobre a vida.” 

A coordenadora do Numape, professora Glaucia Valéria Pinheiro de Brida, expôs os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo, e projetou um vídeo gravado pela Prefeitura de Maringá em que a guarda municipal homenageada, Silvana Camara, relata as dificuldades que ela enfrentou em seu trabalho diário nas ruas da cidade. “Como o Clube do Livro surgiu para que, por meio da literatura, possamos debater a condição da mulher na sociedade, escolhemos Silvana, uma guarda municipal, para dar nome ao Clube do Livro porque ela sempre foi uma referência na defesa das mulheres de Maringá, além, é claro, de ser considerada uma educadora. Uma defensora dos direitos das mulheres.”  

A professora Crishna Mirella de Andrade Correa, coordenadora do Projeto Empodera e diretora do DEX (Diretoria de Extensão), complementou sobre a proposta do projeto. “O Clube do Livro tem como objetivo trabalhar as mulheres na literatura, mas não precisa ser especificamente literaturas feministas ou literaturas que tenham a intenção de falar exatamente das mulheres. Mas as mulheres dentro da literatura em geral, trazem muitas questões para a gente trabalhar sobre desigualdades, empoderamentos e resistências que as mulheres precisam fazer. Nada melhor do que começarmos com o livro de Carolina Mendes de Jesus, que foi uma mulher que resistiu muito.”  

Homenagem à Silvana 

Entre os presentes no lançamento do Clube do Livro, estava Terezinha, mãe de Silvana Camara. “Não é porque é minha filha, mas vocês mesmo estão reconhecendo o amor que ela tinha pelo trabalho dela. Além disso, ela sempre gostou de livros, lia e estudava muito. Essa homenagem que estão fazendo é maravilhosa e tem muito a ver com a Silvana”, comemora Terezinha. 

2024 05 23 Lançamento do Clube do Livro CAP 40 of 44 1

O marido de Silvana, Jeferson de Melo, chefe da Divisão de Instrução da Guarda Municipal também esteve no evento. “Toda homenagem é pouco para ela pelo tanto que ela fez. Eu acredito que o nome dela ainda vai repercutir em muitas coisas boas. Essa é apenas uma das homenagens que estamos recebendo e ficamos muito gratificados, tanto nós da Guarda Municipal, quanto à família. 

Também prestigiaram o evento, a diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Maringá, Cyntia Danielle Pinto Gomes, representando a secretária municipal de Educação; a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva; a integrante da Patrulha Maria da Penha de Maringá, Meire Guilhermete, representando o comando da Guarda Municipal de Maringá; as professoras de Língua Portuguesa das turmas do 2º ano do Ensino Médio, Angela Cristina Calciolari e Rosimeiry Garcia Correia; e os guardas municipais Célio Garcia, Eliana Dias, Paulo Alves e Rosilda Maria Ferreira.