Evento contou com a colaboração da instituição, de docentes, ex-alunos e empresas do setor
Em comemoração aos 52 anos da aprovação do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi realizada nesta quarta-feira (15) a inauguração de um totem no Bloco C67. O evento contou com a colaboração da instituição, de docentes, ex-alunos e empresas do setor, celebrando as cinco décadas de existência do curso.
Compuseram a mesa de honra: o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei; o diretor adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez; a chefe do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e coordenadora do evento, Luci Mercedes De Mori; a coordenadora do curso de graduação em Engenharia Civil, Gisele Cristina Antunes Martins; a docente aposentada do DEC, Many Abrão de Campos; a técnica universitária aposentada do DEC, Neusi Oliveira Gusmão; e representando os egressos do curso, Wilson Yabiku.
No uso de sua palavra, o reitor Leandro Vanalli agradeceu a todos presentes e apresentou uma nova meta para todos que fazem parte do curso de Engenharia Civil: "Temos uma área velha na nossa universidade, alguns blocos que são da fundação do curso. Naquela região, temos que ter um projeto, uma visão para ela, um projeto para o futuro. Nós em breve lançaremos uma espécie de master plan para a UEM para arrumarmos aquela área".
Vanalli falou sobre a criação de um Hub: "Vamos criar um Hub, ou associação de ex-alunos. A nossa gestão tem incentivado a criação dessas associações, e não é pela questão financeira, é pela questão de pertencimento, de ter uma associação de ex-alunos, que significa um local ao qual eu pertenço e que ainda continuo vinculado à universidade. Isso é uma grande meta e temos incentivado várias lideranças." Ele concluiu seu discurso: "Tenho muito orgulho de ser formado em Engenharia Civil na UEM".
Para a chefe do DEC, Luci Mercedes De Mori, "estes 52 anos do curso representam a trajetória de diversos alunos que tornaram-se egressos. Alguns tornaram-se formadores de novos profissionais e compõem o quadro docente do departamento. São 52 anos em busca de aperfeiçoamento e ensino de qualidade. Um dos momentos mais emocionantes é a entrega do certificado de conclusão para os novos profissionais, pois sei que isso representa o início de uma trajetória de crescimento profissional. Apesar de não fazer parte dos egressos do curso, eu sei com orgulho o que é ser Engenheiro Civil da UEM, o que representa para cada um de vocês, e hoje celebramos este marco. Celebramos os 2.774 engenheiros civis graduados pela Universidade Estadual de Maringá e os 400 atualmente em formação, e ainda os que estão por vir, pois estes 52 anos são apenas o início".
O diretor do CTC, Romel Dias Vanderlei, comentou que tem muito orgulho em trabalhar na UEM, uma das melhores universidades do Brasil e, principalmente, fazer parte do colegiado do curso de Engenharia Civil que está entre os melhores cursos de engenharia do país. "Queria dizer que o que a gente faz aqui na UEM reflete lá fora, naquele que a gente vê e materializa. E por isso, o curso tem essa importância tanto para nós aqui quanto para a sociedade. O curso de Engenharia Civil não forma engenheiros, ele forma pessoas que, de acordo com as suas habilidades, atuam em diversas áreas e vamos fazendo isso muito bem".
A coordenadora do curso de graduação em Engenharia Civil, Gisele Cristina Antunes Martins, falou da importância desse inauguração: "Estes 52 anos do curso representam a trajetória de diversos alunos que tornaram-se egressos. Alguns tornaram-se formadores de novos profissionais e compõem o quadro docente do departamento. São 52 anos em busca de aperfeiçoamento e ensino de qualidade. Um dos momentos mais emocionantes é a entrega do certificado de conclusão para os novos profissionais, pois sei que isso representa o início de uma trajetória de crescimento profissional. Apesar de não fazer parte dos egressos do curso, eu sei com orgulho o que é ser Engenheiro Civil da UEM, o que representa para cada um de vocês, e hoje celebramos este marco. Celebramos os 2.774 engenheiros civis graduados pela Universidade Estadual de Maringá e os 400 atualmente em formação, e ainda os que estão por vir, pois estes 52 anos são apenas o início".
Ao final da celebração, todos os presentes se dirigiram para o lado externo do bloco, onde ocorreu o desenlace da fita, simbolizando a inauguração do totem comemorativo.
Também estiveram presentes: representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Silvio Iwata; da empresa Engracon Engenharia de Estruturas, Rafael Alves de Souza; a chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), Tania Verri; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV), Elyson Andrew Pozo Liberati; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PEU), Cláudia Telles Bennati; o professor do Departamento de Engenharia Civil, Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis; representando o PET de Engenharia Civil, o acadêmico Luís Gustavo Begali; o diretor do Sinduscon, Guilherme Calijuri; da Peralta Engenharia Ltda, Antônio Carlos Peralta; a acadêmica Giuliana Porcel Chilantti, representando o Centro Acadêmico (CA) do curso; Matheus Biz dos Santos, representante da Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (Empec); representando a Rotesma, Bernar Von Osterroht; o chefe adjunto do DEC, Marcelo Luiz Chicati; a coordenadora adjunta do curso de Engenharia Civil, Silvia Paula Sossai Altoé; professores, agentes universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais da imprensa e demais convidados.
Sobre: O curso de Engenharia Civil foi criado pela UEM em 1972 e reconhecido oficialmente em 11 de maio de 1976. No ano seguinte, em 1975, ocorreu a primeira colação de grau dos engenheiros civis formados pela UEM, contando com sete concluintes. No ano letivo de 2023, na semana passada, o curso de Engenharia Civil da UEM formou 64 profissionais. Ao longo desses 52 anos de existência, o curso teve a honra de contribuir com a formação de 2.774 engenheiros civis. Atualmente, o curso dispõe de 26 laboratórios específicos para Engenharia Civil, além de dois programas de pós-graduação, que proporcionam aperfeiçoamento e ampliação de conhecimento, destacando-se entre as melhores universidades do Paraná e do Brasil em termos de educação de qualidade.
Fotos: André Scarate e Mileny Melo