Bolsas Pibis e Pibex são para estudantes cotistas e não cotistas; prazo é do dia 14 a 26 de maio
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), por meio da Diretoria de Extensão (DEX), recebe inscrições e planos de trabalhos para seleção de candidatos às bolsas de extensão com financiamento da Fundação Araucária (FA). Podem concorrer estudantes cotistas e não cotistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As inscrições ocorrem a partir de 14 de maio até 26 de maio.
O processo de seleção de cotistas faz parte do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis). Além deste, cotistas e não cotistas também podem participar do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex). A vigência da bolsa é de 12 meses (2024/25).
Os requisitos necessários para concorrer à bolsa estão nos editais n° 030/2024-PEC (Pibis) e n° 031/2024-PEC (Pibex). Para a inscrição é necessário preencher o formulário on-line que ficará disponível no site da DEX, além de anexar o plano de trabalho conforme modelo disponível no edital de cada seleção.
Os programas são uma oportunidade de formação técnico-científica, incentivam a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitária direcionadas a temas de interesse social, favorecem o acesso e a integração dos estudantes ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica, bem como promovem sua inserção em atividades científicas, tecnológicas e/ou de inovação.
A classificação geral dos inscritos será divulgada em 14 de junho.
Este ano, além das cotas sociais e raciais, já contempladas em editais anteriores, serão aceitos cotistas indígenas, sendo que a seleção é conforme média geral para os veteranos e pontuação no vestibular para os calouros. Estudantes que se inscreveram no vestibular como cotistas, mas passaram dentro das vagas de ampla concorrência, precisarão validar a situação de cotista junto à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).
As bolsas serão distribuídas proporcionalmente às quantidades de projetos e alunos vinculados a cada câmpus da UEM. Em seguida, o quantitativo de bolsas do câmpus sede, já distribuídos, será redistribuído proporcionalmente ao número de alunos vinculados aos projetos de cada centro de ensino e administração centralizada.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)