Banco de Leite Humano, parto humanizado e doação de sangue serão alguns do temas abordados no evento

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) participa mais um ano da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - a Expoingá 2024. Serão 11 dias levando conhecimento em saúde e informações sobre os principais serviços prestados pelo hospital.  O espaço do HUM ficará no Pavilhão Branco.

Segundo a diretora de ensino, pesquisa e extensão, Gisleine Elisa Cavalcante, a participação de um hospital como o HUM na Expoingá é sempre de grande relevância, pois aproxima a população de conhecimentos em saúde que contribuem para uma melhor qualidade de vida “Cumprindo também com outro importante papel da nossa instituição que é o Ensino, não só na formação de novos profissionais de saúde, mas no esclarecimento da população sobre diversos assuntos da saúde. Destaco que são muitas equipes envolvidas na organização do evento, tendo uma média de 30 pessoas por dia em nosso stand”, explica Gisleine.

Serviços que serão oferecidos à população durante a Feira

A Ginecologia e obstetrícia irá incentivar o parto natural, a amamentação, haverá espaço exclusivo para mães amamentarem seus bebês, apresentação do projeto árvore da vida, que é uma iniciativa do hospital que presenteia as mães com um “print” colorido da placenta, além de uma roda de conversa com gestantes para esclarecer dúvidas sobre parto, visita guiada, entre outros assuntos.

O Banco de Leite Humano vai abordar a campanha de doação de leite materno, que é tão importante para salvar vidas de recém-nascidos prematuros. O Hemocentro vai esclarecer dúvidas e incentivar a doação de sangue e medula óssea.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante mostra seu trabalho no incentivando a doação de órgãos. Já o Centro de Controle de Intoxicações vai esclarecer sobre cuidados para evitar a presença de animais peçonhentos, acidentes que possam levar a intoxicações seja por medicamentos, domissanitarios e outros.

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar vai divulgar o trabalho realizado em educar as crianças hospitalizadas. Haverá mais uma vez a participação do Projeto de Ressuscitação Cardiopulmonar, do Departamento de Medicina da UEM, uma importante ferramenta de primeiro socorro enquanto o socorro especializado não chega. Além disso, a parceria com o Departamento de Odontologia da UEM apresentará importantes projetos na área de saúde bucal, que incluem pacientes de todas as idades.