Karatê Capa

Evento foi realizado em Pitanga e contou com a participação de 360 atletas de Karatê Tradicional vindos de todo o Paraná

No último sábado (27), os alunos do Instituto Hagakure, projeto de Karatê da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistaram o título da 1ª Etapa do XXXIV Campeonato Paranaense de Karatê-Dô Tradicional. Ao todo, foram 87 medalhas, sendo 26 de ouro, 26 de prata e 35 de bronze.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Lolo Cleve, em Pitanga, que recebeu 360 atletas de Karatê Tradicional de todo o Paraná para a primeira etapa da competição do calendário da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPR). Os quatro melhores atletas do ranking em cada categoria após duas etapas (Pitanga e Piên) vão se classificar para a Copa dos Campeões, que acontecerá em Maringá, no dia 23 de novembro.

A competição contou com a participação de 17 Associações e atletas de todo o estado. Os atletas, com idades entre 5 e 84 anos, se enfrentaram nas diversas categorias disputadas (Infantil, Adulto e Master) nas modalidades (individuais e equipes) de Kata, Kumite, Enbu e Fukugo, buscando pontuar para conseguir uma vaga nas finais e consequentemente uma vaga na Seleção Paranaense que disputará o Brasileiro de 2024. A delegação da UEM contou com 1 árbitro, 50 atletas e 13 equipes.

“Pela sétima vez trazemos para a UEM o título de Campeões em um Campeonato Paranaense de Karatê-Dô Tradicional (etapas e finais). Isso devido ao apoio da universidade voltado aos esportes. Com os resultados, os atletas da instituição estão aptos a participar do Brasileiro em 2024”, destacou o servidor Marcelo Alessandro Pereira, coordenador e professor do projeto de Karatê da UEM.

O Instituto Hagakure é o Projeto de Karatê-Dô Tradicional da UEM, fundado em março de 2008 como uma escolinha voltada para crianças de 7 a 12 anos. Hoje, o projeto atende crianças, jovens e adultos, com turmas para iniciantes e treinamentos para graduados, com aulas de terças, quintas e sábados, com mais de 130 alunos. O projeto faz parte do Centro de Excelência em Atividades Físicas (Ceaf) da UEM, administrado pela Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), e as aulas são ministradas pelo sensei Marcelo Alessandro Pereira, 4ºDan pela Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF).

Classificação final:

- Instituto Hagakure (Maringá) - 1395 pontos