2024 04 08 Recepção alunos estrangeiros ECI 18

Vagas são direcionadas a jovens de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais

Galeria de imagens

Ontem (8), foi realizada na reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a recepção de 16 estudantes internacionais, por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da instituição. O evento contou com a presença da chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, representando o reitor Leandro Vanalli, do pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco, e do professor do Departamento de Enfermagem (DEN) encarregado da mobilidade acadêmica do ECI, Mayckel Barreto.

De acordo com o responsável pela mobilidade acadêmica do ECI, dos 16 alunos que chegaram para estudar na UEM, 10 são do Pré-Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pré-PEC-G), um programa do governo federal em colaboração com países em desenvolvimento. Este curso tem como objetivo proporcionar uma introdução à língua portuguesa, visando à formação e qualificação dos estudantes internacionais por meio de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. As vagas são direcionadas a jovens de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, principalmente da África, América Latina e Caribe.

Além dos 10 estudantes mencionados, outros seis fazem parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com IES em todo o país. Os alunos internacionais selecionados cursam a graduação gratuitamente e estarão realizando cursos na UEM.

Para Barreto, "a UEM e o ECI têm trabalhado fortemente para ampliar nossas parcerias, aumentar essa mobilidade e permitir que mais alunos de fora venham conhecer nossa realidade, nossos cursos e nosso processo de formação. Portanto, estamos empenhados em recebê-los adequadamente. Dos alunos que estão chegando agora, temos estudantes de Cabo Verde, Angola, Senegal, Paraguai, Jamaica, Nigéria, Cuba, República Democrática do Congo, Gana, Gabão e Benin. Além disso, já recebemos alunos da Guiné Equatorial, Honduras, Colômbia e Equador, que ainda estão estudando conosco."

A chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, cumprimentou a todos: "Nós temos uma alegria muito grande de recebê-los, mas vocês sabem que têm todo o apoio da nossa equipe de gestão para que tenham uma boa estadia aqui no Brasil. Eu sei que é um trabalho coletivo, respeitoso e cuidadoso por parte da equipe da ECI. Nós sabemos que receber alunos de fora é um desafio, pois a primeira barreira é a língua, que precisamos superar para internacionalizar uma universidade. Vocês vão encontrar dificuldades no dia a dia, mas têm o apoio do escritório, com seus tutores e equipe. É uma alegria ver que estamos recebendo 16 alunos, que a partir de agora fazem parte da nossa comunidade, são nossos alunos também. Sejam bem-vindos."

O pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco, desejou: "Que essa experiência seja a mais proveitosa possível, que vocês possam usufruir de tudo o que a universidade pode oferecer dentro de suas condições e limitações também. E que essa estadia seja inesquecível em suas vidas."

Também estiveram presentes na recepção: o coordenador de Cooperação Internacional, Renato Leão Rego, o diretor de Cooperação Internacional, Marcio Pascoal Cassandre, a encarregada da mobilidade acadêmica do ECI, Lilian F. G. Berdu e outros colaboradores.