Zicosur

Evento anunciou bolsas de estudo e trabalho; ECI compartilhou ações para internacionalização da universidade

O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Renato Leão Rego, juntamente com reitores e representantes de instituições públicas de ensino superior da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), participou do 35º Encontro Internacional da Rede Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana (Zicosur) Universitário. O evento ocorreu em Salta, na Argentina, nos dias 3 a 5 de abril.

No primeiro dia (3), a programação contou com o 1º Seminário Zicosur de Ciências Forenses, que deve levar à constituição de um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) na Fundação Araucária (FA). Além disso, a FA também anunciou um investimento de R$5 milhões em bolsas para as universidades paranaenses vinculadas à rede.

Essas bolsas são para missões de estudo e de trabalho, contemplando a graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, tanto para mobilidade outbound quanto inbound. Cada instituição de ensino superior (IES) terá direito a seis bolsas, a serem implementadas em 2025. Essa iniciativa do governo do Paraná reflete a articulação entre a rede Zicosur Governo, presidida pelo governador Ratinho Junior, e a rede Zicosur Universitário.

É importante ressaltar que a UEM está oferecendo dez bolsas para alunos de graduação de cinco universidades parceiras da rede cursarem um semestre letivo nos câmpus regionais ou sede.

Renato

Professor e coordenador de cooperação internacional do ECI, Renato Leão

Já no segundo dia (4), na 10ª Assembleia de Assessores da Rede Zicosur, o professor Renato Leão realizou a palestra “Boas práticas de internacionalização: estrutura, organização e comunicação”. Ele detalhou o trabalho do ECI, as iniciativas de intercâmbio virtual, o radar de projetos e oportunidades, os programas de tutoria e acolhimento de estudantes internacionais, e a simplificação do processo para acordos internacionais. O presidente da rede Zicosur, Miguel Sanches, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também apresentou o trabalho do ECI como referência de internacionalização no Paraná.

Para o último dia (5), durante 35ª Plenária de Reitores, foi aprovada a criação da Cátedra Zicosur. Essa cátedra oferecerá palestras e cursos virtuais sobre temas de interesse, especialmente o desenvolvimento social sustentável. Na ocasião, Renato Leão assinou a carta-compromisso em nome do reitor Leandro Vanalli, comprometendo-se com o cumprimento e a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Vale destacar que muitas das intenções apontadas na carta já são cumpridas pela UEM.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)