2024 04 04 Transmissão de posse CVUDocente Márcia do Nascimento Brito está sucedendo o professor Ednei Aparecido Santulo Junior

A professora Márcia do Nascimento Brito, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DFS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi empossada, nesta quinta-feira (4), como a nova coordenadora da Comissão do Vestibular Unificado (CVU). O professor Ednei Aparecido Santulo Junior deixou o cargo de coordenador por exoneração voluntária. 

O reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, agradeceu o professor Santulo pelos serviços prestados à frente da CVU. “Muitos foram os avanços na gestão do Ednei, que dinamizaram os processos de vestibular da Universidade”. Vanalli também parabenizou a nova coordenadora, expressando plena confiança em seu trabalho. “Não tenho dúvida de que esta transição com a Márcia será muito tranquila, afinal ela já trabalha na CVU há muito tempo. Por ter pleno conhecimento do todo, saberá conduzir a Comissão.” 

A nova coordenadora agradeceu os votos de confiança e enfatizou que acredita que terá todo suporte para executar uma boa coordenação. “Considerando a equipe que nós temos na CVU, acho que não vamos ter problemas. Além disso, o nosso ex-coordenador vai ficar na Comissão Permanente da Comissão, dando todo o suporte para mim nessa nova função que estou assumindo. Vamos trabalhar juntos com a equipe”. 

Desde 2014, Brito tem atuado como membro da Comissão Permanente da CVU, contribuindo no atendimento específico para candidatos com necessidades especiais, que apresentam algum tipo de restrição, como baixa visão, deficiência auditiva ou motora, déficit de atenção, autismo, dislexia, surdez ou cegueira. Ela possui doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Georgia State University.

Santulo explica que sua saída do cargo foi motivada por questões familiares e comenta sobre sua gestão. “A experiência que tive na CVU foi muito enriquecedora para mim. Até então, só convivia mais com o pessoal do Departamento de Matemática (DMA). Como coordenador da CVU, tive contato com vários setores da UEM, que eu nem sonhava em ter. Conseguimos promover várias mudanças, como a implantação da biometria facial dos candidatos, modernizando os processos aos poucos. Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance, com muita dedicação”. Sobre a sua sucessora, Santulo complementou que ela está realmente capacitada para coordenar a CVU”.