MILTe 19 03 2024 02Começou na noite de ontem (19) evento que reúne apresentações teatrais, debates e oficinas gratuitas

 Galeria de Imagens 

O curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abriu, na noite de ontem (19), mais uma edição da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM (MILTe), no Teatro Universitário de Maringá (TUM), Bloco O-08, do câmpus sede. O evento reúne apresentações de espetáculos teatrais, debates e oficinas gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e externa. A programação prossegue até o dia 26 de março em dois locais: TUM e Teatro do Sesc Maringá. 

Segundo o diretor de Cultura da UEM, André Luís Rosa, a cada semestre o evento ganha popularidade e se aproxima mais da comunidade. “Ontem, na abertura da Mostra, o teatro estava lotado, mais de 1.200 pessoas acompanharam o evento. A importância da MILTe, não é somente para os acadêmicos e acadêmicas do curso de teatro, mas para toda comunidade, que tem a oportunidade de forma gratuita, de ter uma experiência artística, teatral. No semestre passado, estivemos no Teatro Reviver Magó, e, esse semestre, estamos no Sesc Maringá com a montagem dos formandos “O Rinoceronte”, na quinta, sexta e sábado. E o que isso impacta as nossas vidas? É o que a gente tem tentado fazer, em contexto não só regional ou local, mas nacional, é possibilitar a compreensão de que a arte na formação das pessoas é essencial, pois legitima e traz possibilidades de aumentar a visão de mundo, ampliando a forma de estar no mundo, de se relacionar com outras pessoas e reconhecer e respeitar a diversidade e a pluralidade que nos constituem.” 

Além da vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, prestigiaram o evento o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco; o secretário municipal de Cultura, Victor Simião; representantes de vários centros de estudos, entre outras autoridades municipais e estaduais. 

MILTe 19 03 2024 01A Mostra foi aberta com a peça teatral “Atravessadas”. O experimento cênico foi criado a partir de dramaturgias de diversos atores e atrizes e da colagem e adaptação de textos clássicos e contemporâneos. Em cena, alunos deram vida a personagens como Antígona, Cassandra, Ismênia, Jasão, Joana, Lady Macbeth, Medeia, Ofélia, Rosalina e arquétipos de artista, escritora e atriz. Reflexões sob a ótica de personagens femininas norteiam as pesquisas cênicas desenvolvidas pela turma 2 de Práticas de Atuação II da Licenciatura em Teatro da UEM. A peça foi construída com base nos textos “Galeria Cassandra”, de Patrícia Silveira; “Gota D’Água”, de Chico Buarque; “Antígona”, de Sófocles; “Medeia”, de Eurípides e “Hamlet”, “Macbeth” e “Romeu e Julieta”, de Shakespeare. 

Nesta quarta-feira (20), às 19h30, no TUM, será apresentada a peça “Entre Nós”, inspirada em textos de dramas clássicos, como “A Dama das Camélias”, “A Gaivota”, “As três Irmãs”, “Casa de Bonecas” e “O Pato Selvagem”. Um recorte de laços humanos serve de fio condutor para atrizes e atores realizarem suas pesquisas cênicas na turma 1 de Práticas de Atuação II. 

MILTe mescla dramaturgias 

A MILTe é realizada semestralmente com o objetivo de compartilhar com a comunidade em geral os resultados artísticos e acadêmicos das pesquisas desenvolvidas nas disciplinas da graduação, além de promover encontros com pesquisadores de Artes Cênicas. A edição deste ano é referente ao segundo semestre letivo de 2023 e traz espetáculos com temáticas variadas, mesclando dramaturgias produzidas por estudantes, textos clássicos e contemporâneos.  

Dentre as atrações, destaca-se o espetáculo “O Rinoceronte”, criado por estudantes do último ano de Artes Cênicas a partir da dramaturgia de mesmo título do autor Eugène Ionesco, que retrata uma “epidemia” na qual os habitantes de uma cidade se transformam em rinocerontes. Na versão dirigida pelo professor Wagner Monthero, os estudantes buscaram levar as situações dramáticas da peça de Ionesco ao absurdo e ao insólito, fazendo-as perder seu caráter de representação, discutindo e criticando o desempenho de papéis no meio social.  

De acordo com Monthero, “a encenação questiona a oposição entre animalesco e humano, buscando questionar a civilidade dos comportamentos sociais”. A peça será apresentada nos dias 21, 22 e 23 de março, às 19h30, no Teatro Sesc Maringá.  

Para assistir às apresentações, basta retirar os ingressos no teatro 30 minutos antes dos eventos. Os espaços estão sujeitos à lotação. O evento conta com apoio da Diretoria de Cultura (DCU) da UEM e do Sesc Maringá.  

SERVIÇO

Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM 

Data: até 26 de março de 2024

Locais: Teatro Universitário da UEM (câmpus sede, bloco O-08) e Teatro do Sesc Maringá (Rua Duque de Caxias, 1.517)  

Ingressos: gratuitos, distribuídos 30 minutos antes da apresentação

Programação: site Artes Cênicas