uem 3 1 siteUEM será contemplada com fomento para dois Grupos PET, que receberão aporte financeiro para aquisição de itens

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com a as demais Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), serão comtemplados com recursos de R$ 5,8 milhões para a ampliação dos seus grupos PET (Programa de Educação Tutorial). A UEM será contemplada no fomento de dois grupos PET por esta chamada pública. Trata-se de uma conquista coletiva das sete universidades estaduais do Paraná e, representando a UEM, houve a participação da Pró-reitoria de Ensino (PEN), que foi representada pelas professoras Heloisa Toshie Irie Saito e Vanessa Rombola Machado para a elaboração da proposta encaminhada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A iniciativa é financiada com recursos da Fundação Araucária e da Seti e o programa prevê investimentos para a manutenção das atividades pelo período de dois anos.

O investimento tem o objetivo de fomentar a pesquisa nas IEES do Paraná por meio da criação de Grupos de Educação Tutorial (PET), equalizando o número de programas de modo proporcional ao número de estudantes de graduação na modalidade presencial. Além disso, o fomento visa consolidar o Programa de Apoio à Educação Tutorial (Pró-PET), mediante a melhoria de infraestrutura física multiusuária adequada à realização da pesquisa e atividades de educação tutorial.

A Fundação Araucária planeja impulsionar a utilização de recursos para fortalecimento e expansão de grupos de educação tutorial das IEES relacionados à pesquisa em todas as áreas do conhecimento que apresentam sintonia com algum dos ecossistemas de inovação das áreas transversais e prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT/PR). Cada grupo PET contará com uma verba de custeio, professor tutor e até 12 alunos bolsistas de graduação. O Estado conta atualmente com 30 PETs em todas as universidades estaduais.

A Chamada pública dispõe de até R$ 5.828.000 para a concessão aos projetos selecionados, sendo R$ 2.914.000 da Fundação Araucária. As propostas aprovadas serão financiadas por dois anos, com recurso de R$ 2.914.000. Com isso, do valor anual desta chamada, R$ 280.000 serão destinados para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para infraestrutura física multiusuária das IEES destinadas aos Grupos PET, sendo que cada instituição participante receberá o valor de R$ 40 mil.

Também serão destinados R$ 2.634,00 para o funcionamento anual de 20 novos grupos PET, em que cada grupo receberá bolsa mensal para professor tutor, bolsa mensal para 12 estudantes e verba para custeio.