125A3005 site

Aporte de mais de R$ 1 milhão é o maior da história do Restaurante Universitário em infraestrutura e tecnologia

Galeria de fotos, por Michela Melo

O Restaurante Universitário (RU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, nesta quarta-feira (13), o maior investimento em infraestrutura e tecnologia de sua história.

Novos equipamentos industriais de cozinha e infraestrutura interna, adquiridos pela Reitoria com aporte de mais de R$ 1 milhão, foram entregues aos servidores do restaurante, localizado no câmpus sede da Universidade. O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, estiveram presentes à cerimônia de entrega dos novos aparelhos.

Os recursos foram liberados pela diretora geral da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefa), Márcia Cristina Rebonato do Valle, numa ação que contou com o apoio do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, a partir do projeto de “Reestruturação da Infraestrutura do RU”,  elaborado pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM. Segundo os gestores do restaurante, muitos equipamentos utilizados na cozinha não eram trocados há cerca de 30 anos.

Entre as aquisições, estão seis panelões industriais, três fatiadores de legumes e carnes, três bebedouros de água, quatro suportes para buffet e dois pass throughs - equipamentos para a conservação de refeições já prontas. Também foram entregues utensílios de cozinha, quatro aparelhos de ar-condicionado e novos computadores, que serão empregados em iniciativas de modernização do RU.

A adição dos novos utensílios permitirá o aumento da produtividade e a melhoria das condições de trabalho dos servidores do RU. Os fatiadores, por exemplo, ajudarão a reduzir o esforço braçal dos funcionários, que costumavam fazer o corte de grande quantidade de legumes e carnes manualmente. Segundo o reitor, Leandro Vanalli, o conforto dos servidores é um dos objetivos do aporte recorde realizado pela gestão da UEM.

“É um investimento necessário, com recursos oriundos da Secretaria de Fazenda, para a modernização do nosso Restaurante Universitário. Nunca houve, na história do restaurante, um investimento dessa quantia em equipamentos e novos utensílios de cozinha, que vão garantir uma melhor qualidade dos alimentos para a nossa comunidade e permitirão uma diminuição do trabalho manual”, explicou o reitor. “É uma valorização dos servidores, aos quais deixo meus agradecimentos, desse importante equipamento público que é o RU”, resumiu.

O chefe do RU, Fábio José Kelmer, agradeceu à Reitoria pela proatividade na captação de recursos para o restaurante. “Tenho 30 anos de UEM, e nunca vi tanta movimentação como agora, com a Reitoria buscando recursos. Nós do restaurante temos sentido a diferença com esses investimentos”, afirmou. “Estávamos tendo problemas de aparelhos com defeitos, pelo tempo de uso, e isso atrapalhava o preparo dos alimentos. Além disso, estamos com poucos funcionários, muitos servidores que têm muito tempo de serviço e faziam trabalhos manuais. Então, é muito importante essa reestruturação do restaurante”, destacou.

Além de Leandro Vanalli e Gisele Mendes, compareceram à entrega dos equipamentos o pró-reitor da PRH, José Maria de Oliveira Marques, o diretor de Assuntos Comunitários (DCT), Wilson Rinaldi, a coordenadora do EPP, Gislaine Camila Lapasini Leal, e o coordenador técnico do EPP, Sidinei Silvério da Silva.

O RU esteve representado pelos servidores e servidoras que serão diretamente beneficiados com a instalação dos novos equipamentos, incluindo a encarregada de compras, Andrigia Lofrano e o encarregado geral Milton Garcia, que participaram ativamente das tratativas para as novas aquisições.

 

Conforto para os servidores

Os funcionários do RU agora se preparam para colocar em prática o uso dos novos materiais. A auxiliar de cozinha e encarregada Diva Candida Garcia revelou estar animada com a substituição dos aparelhos antigos. “Hoje é o primeiro dia, então ainda vamos ver como vai ser, mas a cozinha estava precisando muito disso. Vai ajudar bastante. É a primeira vez que vamos ter um fatiador, por exemplo, que é muito útil até porque estão faltando funcionários”, ressaltou.

Já o encarregado geral do RU, Milton Garcia, definiu a aquisição dos novos materiais como uma “excelente ajuda”. “Muitos equipamentos estavam bem sucateados já. Chegando esses equipamentos novos, acho que vai dar uma folga para os cozinheiros e os alimentos vão sair mais perfeitos. Na minha opinião, vai ser uma ajuda excepcional”, declarou.

O cozinheiro Jaime Pereira Leal concorda. Ele acredita que a necessidade de consertos e manutenções diminuirá com a substituição dos aparelhos. “Os panelões, com o tempo que já têm de uso, vivem sendo consertados. Isso atrapalha o nosso dia a dia, porque quando vão para o conserto, eles demoram até dois meses para voltar. E trocando os equipamentos por novos, eu acredito que esse problema vai acabar. Então, eu achei excelente a troca”, opinou.

Segundo o diretor de Assuntos Comunitários (DCT) da UEM, Wilson Rinaldi, a otimização do trabalho no RU vai beneficiar toda a comunidade acadêmica. “Tudo isso faz parte de um projeto pensado há pelo menos dois anos, em que temos feito a busca dos equipamentos, orçamentos, licitações e agora finalmente conseguimos efetivar as compras. Esses equipamentos são parte integral da modernização do restaurante, para servir melhores refeições, dar melhores condições de trabalho aos servidores e ter uma comunidade mais bem assistida”, resumiu.

 

Modernização e ampliação das refeições

O investimento em tecnologia e infraestrutura também possibilitará ações de modernização e expansão das atividades do restaurante. A aquisição dos novos equipamentos foi um passo importante rumo à efetivação de outra proposta da Reitoria: o retorno do café da manhã no RU.

A atual gestão da UEM tem trabalhado para ampliar o atendimento do local a três refeições diárias, como forma de fortalecer a Política de Apoio e Permanência dos Estudantes (PAE). “É um desejo da Reitoria e já estamos em processo de licitações, e esses equipamentos, como os fatiadores, vão ajudar no corte de queijo, presunto e outros alimentos”, descreveu o chefe do RU, Fábio José Kelmer.

Outros materiais adquiridos, como os computadores e aparelhos de ar-condicionado, fazem parte de uma iniciativa de modernização dos sistemas de compra de créditos e acesso ao restaurante. Segundo Kelmer, os novos processos estão em fase de testes.