2024 03 07 Aula inaugural PCV 33 1Realizado na manhã desta terça-feira (7), o evento marcou o início das atividades dos cursos de mestrado e doutorado

Galeria de imagens

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveu nesta quinta-feira (07) uma aula magna destinada aos cursos de mestrado e doutorado com o tema “Flambagem lateral com torção em vigas metálicas: um possível paradoxo?”. O evento ocorreu no auditório do Bloco C-67, às 9h, e foi ministrado pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cilmar Donizeti Basaglia, que é livre-docente na área de Estruturas de Aço.

Durante a cerimônia de abertura do evento, a vice-reitora Gisele Mendes prestigiou a história e os trabalhos de desenvolvimento de pesquisa, ciência e inovação do PCV. “A UEM é uma universidade pública que desenvolve com excelência a ciência, a tecnologia e a inovação. Nós formamos profissionais capacitados para atuar em todos os setores da sociedade, seja ele público ou privado”, comentou.

O curso de mestrado em Engenharia Civil do PCV está presente na UEM desde 2013 e possui reconhecimento nacional pelas atividades desenvolvidas ao longo dos anos. No ano passado, quando completou 10 anos de criação, conquistou nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados do Brasil. Ainda no ano de 2023, o PCV teve a proposta de criação de curso de doutorado aprovado pela Capes.

Sobre o palestrante:

Cilmar Donizeti Basaglia possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), mestrado em Engenharia de Estruturas pela EESC/USP, doutorado em Engenharia de Estruturas pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL). Recebeu em 2019 a McGuire Award for Junior Researchers (MAJR Medal), atribuída pelo Structural Stability Research Council (SSRC).