Cassia

Objetivo principal dela (Anpec) é de prover suporte institucional para as atividades dos centros de pós-graduação

Na última sexta-feira (1), a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Cássia Kely Favoretto (vice-presidente), e o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cássio Besarria (presidente), assumiram a presidência da Associação Nacional de Pós-graduação em Economia (Anpec). 

Ela foi fundada em 1973 e congrega as instituições brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e formação ao nível de pós-graduação na área de Economia. É responsável pela organização do Encontro Nacional de Economia (Anpec Nacional) e dos regionais (Anpec Sul e Nordeste). 

Também mantém a publicação da Revista Economia, realiza o exame nacional para seleção dos candidatos ao ingresso nos programas de pós-graduação dos centros associados e entrega do prêmio Haralambos Simeonidis, que homenageiam as melhores teses e artigos da área. Existem, atualmente, 29 centros de excelência acadêmica, associados à Anpec. 

O objetivo principal da associação é de prover um forte suporte institucional para as atividades dos centros de pós-graduação. Ele se consolida ainda mais enquanto os resultados do ensino e da pesquisa de pós-graduação são transferidos ao ensino de graduação, assim como para os serviços de extensão universitária e da pesquisa empírica em economia. 

A eleição para presidente e vice-presidente ocorre a partir da votação realizada pelo Conselho Deliberativo (CD), entre os que se disponibilizam para assumir a gestão da Anpec. Esse conselho é formado pelos 29 centros de pós-graduação em Economia, o qual é o órgão máximo da estrutura da associação, que pode votar. 

Para a professora Cássia Kely Favoretto, “assumir a vice-presidência da Anpec é mais uma etapa importante da minha carreira profissional. É uma grande satisfação, em parceria com o professor Cássio, contribuir na gestão de uma associação formada por centros de pós-graduação em economia de excelência acadêmica no Brasil. E no que diz respeito a UEM, é importante pela representação que essa associação tem na área de Economia e ao se abordar os pilares da pesquisa, ensino e extensão, envolvendo a pós-graduação e graduação”.

Sobre: Cássia Kely Favoretto, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada (PPGE) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde de 2015, é docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) e no Departamento de Economia (UEM). Atua em pesquisas nas áreas de teoria microeconômica, economia da saúde e métodos quantitativos em economia.

Para outras informações sobre a Anpec, clique aqui.