dia da nulher utero

Anatomia, igualdade menstrual e impacto dos absorventes descartáveis no ambiente são os temas centrais do evento

No próximo domingo, 10 de março, o Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (MUDI/UEM), vai comemorar o Dia Internacional da Mulher. Na pauta das atividades estarão a anatomia feminina e as questões ambientais provocadas pelos absorventes.

Pesquisas apontam que uma pessoa que menstrua pode produzir, aproximadamente, 200 kg de lixo quando utiliza somente absorventes descartáveis! No Brasil não há ainda programa de reciclagem para esse tipo de material. Logo, milhares de absorventes são enterrados em lixões e aterros, contaminando o ambiente por conta dos seus componentes plásticos e aditivos químicos.

O projeto Prevenção e Autocuidado na Saúde Reprodutiva, do Mudi, tem investido em ações de ensino, pesquisa e extensão em relação ao ciclo menstrual e a sensibilização das pessoas que menstruam sobre as opções atuais de absorventes ecológicos existentes.

“Entendemos que educação para o autocuidado e prevenção pode ser um dos caminhos para o alcance de uma atitude mais saudável em relação ao ambiente. Nosso objetivo, além de comemorar o Dia Internacional das Mulheres, é sensibilizar para a urgência em se adotar uma postura mais reflexiva sobre as questões que envolvem a igualdade menstrual, a saúde reprodutiva, o autocuidado e a sustentabilidade”, explica a coordenadora do projeto, a professora Sônia Trannin.

No domingo, acadêmicos do curso de Enfermagem estarão no Mudi para discutir todas os aspectos apresentados acima. O professor Marcílio Hubner de Miranda Neto ainda coordena a ação que peças e modelos anatômicos para explicar a estrutura dos genitais feminino e masculino.

“Haverá também peças com mioma, maquetes e fetos que permitem compreender o desenvolvimento embriológico e fetal, entre outras questões”, convida o docente da UEM.

 

Serviço

Dia Internacional da Mulher

Local: MUDI

Dia: 10/03/2024 (domingo)

Horário: 14h às 17h