Arte Enactus Edit3

Júlia Giacomelli e Arthur Belini estão entre os 60 estudantes da Enactus Brasil escolhidos para a edição de 2024

Dois estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que integram o projeto Enactus UEM, foram selecionados para participar do programa Jovens Talentos, da Rede Enactus Brasil. O graduando em Psicologia Arthur Belini e a acadêmica de Engenharia Química Júlia Giacomelli, ambos do 4º ano de seus cursos, estão entre os 60 estudantes escolhidos em fevereiro deste ano para a terceira edição do programa nacional.

Segundo os organizadores, o Jovens Talentos 2024 recebeu 180 inscrições de todo o país. A ação da Enactus Brasil é realizada em parceria com a Cia de Talentos e com apoio da Fundação Wadhwani.

Durante o processo de seleção, os candidatos responderam a diversas perguntas a respeito de sua carreira profissional, bem como sobre sua participação na Enactus e sobre o propósito de vida de cada um. Eles também foram incentivados a explicar como o programa Jovens Talentos poderia influenciar em sua formação. As melhores respostas foram selecionadas pela coordenação da Enactus Brasil.

O objetivo do Jovens Talentos é estimular o processo de crescimento pessoal e profissional de jovens social e ambientalmente responsáveis, por meio de uma trilha embasada em autoconhecimento e competências socioemocionais.

Os encontros do programa ocorrerão mensalmente, de forma remota. Os participantes terão encontros com especialistas, realizarão desafios e receberão mentorias exclusivas com representantes das empresas parceiras da Enactus Brasil. O objetivo é desenvolver os estudantes profissionalmente, aproximá-los do mercado de trabalho e promover momentos únicos de aprendizagem.

Um dos selecionados, Arthur Belini tem 25 anos e faz parte do Enactus UEM há dois anos e meio. Gerente de Gestão de Pessoas do projeto, Belini acredita que o Jovens Talentos contribuirá ainda mais para o seu desenvolvimento profissional. “Espero que seja um momento de intenso aprendizado. Como vou estar em contato com CEOs e grandes empresários, vou ter contato com muita experiência, muito conhecimento e muitas oportunidades de me desenvolver. Quando saiu o resultado, foi uma sensação de felicidade e gratidão. Fiquei extremamente feliz”, afirmou o estudante.

Já Júlia Giacomelli, de 22 anos, é Gerente de Inovação do Enactus UEM, no qual atua desde 2021. Ela conta que ficou sabendo da seleção para o Jovens Talentos no dia de seu aniversário. “Fiquei super feliz, senti como se fosse um presente mesmo”, relatou. “É uma oportunidade única, porque vamos ter acesso a mentores super renomados e a vários trabalhos em grupo com as Enactus do Brasil inteiro. Então, acho que vai ser um aprendizado ótimo, tanto profissional quanto pessoalmente. Espero que eu consiga melhorar muito como pessoa e como profissional e ter alguns direcionamentos mais claros do que eu quero”, explicou.

 

Enactus UEM

Vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), o Enactus UEM é um projeto de extensão que faz parte da rede Enactus, uma organização estudantil mundial sem fins lucrativos que promove projetos de caráter empreendedor social desenvolvidos por estudantes de ensino superior.

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes de graduação e pós-graduação da UEM. Os participantes identificam, propõem, desenvolvem e avaliam projetos que possam transformar vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade e moldar um mundo melhor, por meio do empreendedorismo social. A coordenação é da professora do DTP Leila Pessôa da Costa.