DOD UEM Capa site

Evento ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, com a presença de 170 profissionais da rede pública

 Na última quarta-feira (28), o Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, realizaram no Anfiteatro do Hospital Universitário de Maringá (HUM), uma capacitação sobre o uso da laserterapia na odontologia para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede municipal de Maringá, com a colaboração de cirurgiões-dentistas do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família da UEM.

O evento ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, com a presença de 170 profissionais da rede pública. A necessidade de uma capacitação para este grupo surgiu em função da aquisição pelo município de aparelhos de laserterapia a serem utilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. 

O uso do laser na área da saúde tem aumentado pelos seus efeitos benéficos, minimizando o quadro doloroso a partir do seu efeito analgésico, controlando a inflamação e como bioestimulante, e assim, otimizando o processo de cicatrização. Ainda, é possível uma variação em seu uso que reduz microrganismos, quando associado a alguma substância fotossensível. 

Essa capacitação foi ministrada pela professora Neli Pieralisi, da área de estomatologia do DOD, coordenadora dos Projetos de extensão "Vida" (que realiza o atendimento odontológico de pacientes oncológicos do SUS, pré e pós-quimioterapia e radioterapia) e "Renais" (que atende pacientes do SUS pré e pós-transplantados renais). 

Pieralisi ressalta que "a laserterapia é um recurso atual e viável para amenizar o desconforto de muitos pacientes e, por isso, é necessário que os profissionais se aprofundem no estudo da técnica, para poder promover a melhoria na qualidade de vida dos pacientes". 

Além da palestra ministrada pela professora, a capacitação contou com instrução dos residentes e da representante da empresa MMO, que fizeram a demonstração do uso dos aparelhos de lasers. 

A gerente de saúde bucal da secretaria de saúde de Maringá, Déborah Esperidião Fioroni, relata que esta parceria com o DOD/UEM tem sido muito válida, pois tem oportunizado capacitações para os profissionais do município de Maringá, como ocorreu recentemente nas temáticas de Odontopediatria, Prevenção do Câncer Bucal, tanto para profissionais quanto para agentes comunitários de saúde. Os resultados desta união de esforços e desta integração será certamente colhido pelas equipes de saúde e pela população do município.