montagem

Sessão solene presidida pelo reitor da Universidade, Leandro Vanalli, ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º)

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) formou, nesta sexta-feira (1º), 27 novos profissionais de Odontologia. A sessão solene de colação de grau, presidida pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, ocorreu no Auditório do Bloco B-33, no câmpus sede da Universidade, com a presença de professores, amigos e familiares dos formandos.

Além do reitor, compuseram a mesa de honra da cerimônia a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, o coordenador do curso de Odontologia, Luiz Fernando Lolli, a diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, e o diretor de Assuntos Acadêmicas (DAA), Hugo Alex da Silva. A apresentação da solenidade ficou a cargo da cerimonialista da UEM, Giselle Moraes e Silva.

Em discurso, Leandro Vanalli destacou a qualidade do ensino recebido pelos estudantes durante a graduação. “Hoje, nossos formandos representam aquilo que a Universidade possui de melhor: os profissionais de excelência que formamos ao longo dos anos. Vocês, agora, fazem parte do mercado de trabalho e, aonde forem, levarão, além do nome de vocês, o nome da UEM”, declarou. “Ide e praticai a odontologia. Espero que tenham sucesso de maneira holística, não só na profissão que escolheram, mas em toda a vida”, projetou.

Os neograduados passam a integar o rol de 81.876 profissionais formados pela UEM desde a criação da Universidade.

A formanda Elizandra Mazieli Gyré Pereira prestou o juramento em nome de seus colegas. Nascida na aldeia sede da Terra Indígena Rio das Cobras, situada entre os municípios de Nova Laranjeiras-PR e Espigão Alto do Iguaçu-PR, Elizandra foi a primeira indígena graduada em Odontologia na instituição.

2024 03 01 Colação de grau Odontologia 4

A juramentista Elizandra Mazieli Gyré Pereira foi a primeira indígena graduada em Odontologia pela UEM

Entre as sete universidades estaduais, a UEM é a que mais formou estudantes indígenas em sua história, com 49 graduados. A Universidade também ostenta o maior número de indígenas atualmente matriculados - são 65 no ano letivo de 2023.

Durante a cerimônia, o professor do Departamento de Odontologia (DOD) e coordenador geral da Clínica Odontológica (COD) da UEM, Roberto Masayuki Hayacibara, foi homenageado como patrono do curso. Já a professora do DOD Carina Gisele Costa Bispo foi escolhida pelos alunos como nome de turma.

O formando Anderson Jorge de Oliveira da Rocha foi o orador geral dos graduados e reafirmou o papel da UEM na formação dos novos profissionais. “Estamos aqui para celebrar a resiliência e a dedicação que nos trouxeram até aqui. É uma honra e um privilégio poder dizer que somos filhos de uma instituição de ensino reconhecida como uma das melhores do país”, afirmou.