WhatsApp Image 2024 03 01 at 11.30.15

Profissionais admitidos são das áreas de medicina, enfermagem, fármacia, análises clínicas, odontologia e psicologia

Na manhã desta sexta-feira (1) foram iniciadas as atividades de recepção e ambientação dos novos residentes que atuarão no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Neste ano, foram admitidos 60 profissionais, sendo 26 na residência médica, 18 na multiprofissional, 14 na odontologia e 2 em análises clinicas.

As primeiras atividades do dia foram as boas-vindas e apresentação da estrutura organizacional e da equipe diretiva do HUM, feita pela superintendente Cremilde Radovanovic. Ao longo da programação serão apresentados alguns dos diversos serviços oferecidos pelo hospital, além de palestras e treinamentos sobre variados temas como biossegurança e controle de infecção, transfusão sanguínea, acidente com material biológico entre outros.

 “A finalidade da ambientação é trazer o residente para dentro do HU, pois nem todos são nossos egressos. Mostramos para eles o que fazemos aqui, quais são nossos protocolos e normas. Essa programação foi pensada por várias pessoas, para estes profissionais se familiarizem da melhor forma com o local que irão atuar nos próximos dois ou três anos”, destaca a diretora de ensino, pesquisa e extensão, Gisleine Elisa Cavalcante.

O HUM conta com 21 programas de residência, distribuídos nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, farmácia, psicologia e análises clínicas. Só no ano passado circularam pelo hospital 138 residentes. Esses dados mostram a grande relevância do HUM como formador de novos especialistas nestas áreas da saúde, o que vem associado à alta qualidade do corpo docente e dos preceptores que compõe esses programas.