EDITADA 2024 DF Brasilia ConselhoConsultivo MarianaAlves

Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Tânia Nunes Galvão Verri foi nomeada conselheira do Iphan

Foto: Mariana Alves/Iphan

A docente e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Tânia Nunes Galvão Verri, tomou posse, na manhã desta quarta-feira (28), como membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Nacional, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cerimônia de posse dos 30 novos membros do conselho, realizada na sede do Iphan, em Brasília-DF, contou com a presença da ministra da Cultura (MinC), Margareth Menezes.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Nacional é o órgão colegiado de decisão máxima do Iphan, que delibera sobre o tombamento de bens culturais materiais e o registro de bens culturais imateriais. Foi criado há 87 anos, juntamente com o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), que precedeu o Instituto.

Tânia Verri ressaltou a diversidade presente na atual composição do órgão. “O Conselho Consultivo é interdisciplinar e multidisciplinar, além de estar predominantemente feminino, e vai patrimonializar bens de grande valor. Assim, sinto-me na mesma medida entusiasmada e desafiada, além de profundamente grata ao presidente do Iphan, Leandro Grass, e à ministra Margareth Menezes”, afirmou a professora. “A política de patrimônio não é sobre o passado, mas sobre o futuro!”, completou.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Nacional é formado por representantes de órgãos do governo federal, de entidades profissionais e da sociedade civil, incluindo, a partir deste ano, detentores de bens culturais e lideranças de povos e comunidades tradicionais. Segundo o Iphan, os conselheiros são escolhidos “por seu notório saber e comprovada experiência nas áreas relacionadas ao Patrimônio Cultural”.

Entre os 30 recém-empossados, seis já integravam o conselho desde o ano passado, e tiveram seus mandatos renovados. A duração do mandato de cada conselheiro é de um ano. É possível conferir o nome de todos os atuais conselheiros clicando aqui.

A solenidade de posse, que também prestou homenagens a ex-conselheiros, faz parte da 103ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Nacional. Já com participação dos novos membros, o órgão analisará a proposta de tombamento do Conjunto da Estação Júlio Prestes, em São Paulo-SP, na tarde desta quarta-feira (28).

Na quinta-feira (29), ainda serão analisados a proposta de tombamento do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, em Cachoeira-BA e o pedido de registro do gênero musical Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.

DAU representa a UEM em âmbito nacional

A nomeação da professora Tânia Nunes Galvão Verri ao Conselho Consultivo do Patrimônio Nacional não é a única participação relevante do DAU/UEM em entidades da área. Discente e egressos do departamento têm representado a Universidade em outros conselhos e instituições nacionais de Arquitetura e Urbanismo.

Um exemplo é a arquiteta e urbanista Jeanne Versari Sapata, primeira mulher a representar o estado do Paraná no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Eleita para o conselho em outubro de 2023, a arquiteta é graduada na UEM e mestre pelo Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU).

Outros dois egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM compõem o conselho estadual (CAU/PR): Érica Bernabé Takanashi e Vinícius Alves de Araújo.

Já o acadêmico João Guilherme Tegoni de Oliveira, aluno do 3º ano de Arquitetura e Urbanismo na UEM, é o atual presidente da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura (Fenea). O órgão representa os graduandos em âmbito nacional e configura a entidade central do Movimento Estudantil da área.

Segundo a direção do Centro de Tecnologia (CTC) da UEM, representada pelo diretor adjunto Edwin Cardoza, a participação dos discentes, egressos e docentes nas instituições configura “a consolidação da formação científica e profissional dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo da UEM”.