IMG 7393

São agendadas entre seis a oito mulheres por vez para conhecer toda estrutura do setor de ginecologia e obstetrícia

Com o objetivo de permitir que a gestante, no último trimestre de gravidez, e seu acompanhante se familiarizem com o ambiente hospitalar onde o parto ocorrerá, são realizadas duas vezes ao mês as visitas guiadas à maternidade do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Durante essa visita, a gestante tem a oportunidade de conhecer toda a estrutura do setor de ginecologia e obstetrícia, do pronto-atendimento, das salas de parto e do banco de leite humano. Depois é realizada uma roda de conversa com orientações sobre rotinas institucionais, amamentação, processo do trabalho de parto e pós-parto, além de sanar dúvidas a respeito da gestação, fortalecendo os direitos e resgatando a autonomia e protagonismo da gestante. 

“Também é realizada uma demonstração com material didático sobre os riscos e benefícios da cesárea e do parto normal. As visitas acontecem todos os dias 5 e 20 de cada mês, e sempre são agendadas entre seis a oito mulheres por cada vez. Temos a intenção de ampliar os dias de visita conforme aumento da demanda, mas para isto precisamos divulgar o serviço, para mais gestantes realizarem o agendamento”, explica Lorenna Monteschio , coordenadora de enfermagem materno-infantil.

Ainda segundo Lorenna essa iniciativa deixa as futuras mães mais confortáveis, confiantes e seguras, reduzindo a ansiedade e o medo decorrentes do desconhecimento do local e da rotina. “Essa prática contribui para uma maior satisfação no atendimento, além de ajudar na redução de cesáreas sem indicação clínica e também colabora para a organização da rotina da equipe de enfermagem”, afirma.

Agendamento

O agendamento é realizado pela Unidade Básica de Saúde em que a mulher realiza o pré-natal ou pela própria gestante por meio do e-mail: hum-mai@uem.br, informando o nome completo da gestante; nome completo do acompanhante; telefone; Unidade Básica de Saúde onde faz pré-natal e idade gestacional.