43ª Semad

Objetivo é de promover o conhecimento da ciência administrativa e suas práticas no contexto organizacional

Galeria de imagens

O Departamento de Administração (DAD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está realizando, até sexta-feira (1º de março), a 43ª Semana do Administrador (Semad), no Anfiteatro da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), no Bloco B33. 

Em sua 43ª edição, a semana é um evento científico, de ensino e de extensão, organizado pelo DAD desde 1981, com objetivo de promover o conhecimento da ciência administrativa, suas práticas no contexto organizacional e propiciar trocas com organizações, profissionais, estudantes, associações e comunidade interessadas. 

Neste ano, o evento acontece em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM), suscitando a importância do conhecimento e atuação do administrador no mercado internacional e as possibilidades de formação, cooperação e mobilidade internacional. Sendo assim, o tema da semana deste ano é Internacionalização e Mercados Internacionais. 

A semana é um encontro que proporciona integração entre docentes, discentes, técnicos, acadêmicos de outros cursos, organizações em busca de talentos e conhecimento científico e profissional, trazendo palestras, cursos, debates, apresentações de artigos e trabalhos científicos e práticos, numa semana dedicada ao compartilhamento e crescimento. 

A cerimônia de abertura, realizada ontem (26), contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes. Após, ocorreram duas palestras: a primeira sobre o tema “Internacionalização abrangente e inclusiva”, proferida pelo professor Renato Leão Rego, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM); e a segunda abordando o tema “Internacionalização em casa e outras práticas além da mobilidade acadêmica internacional física”, pela professora Luciana Cabrini, também do ECI. 

A vice-reitora Gisele Mendes destacou a importância do artigo 4º da Constituição Federal que fala sobre os princípios que guiam as relações da República Federativa do Brasil, no âmbito internacional, entre eles “a prevalência dos direitos humanos, a promoção da paz, o combate a toda forma de racismo, de terrorismo, o repúdio à guerra, e a resolução pacífica dos conflitos". Segundo ela, em razão de estarmos "vivendo esse período difícil, conturbado, da humanidade, o artigo 4º tem que ser respeitado para haver sempre uma cooperação pacífica entre os povos”. 

A programação completa da 43ª Semad pode ser obtida por meio deste link.