parque infantil pca site

Crianças lideraram iniciativa do Programa para proposição e construção de área de lazer em bairro de Maringá

Uma iniciativa das crianças atendidas pelo projeto “Brincadeiras com Meninos e Meninas de/e nas Ruas”, do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), resultou na aprovação e instalação de um espaço de lazer no residencial Pioneiro Odwaldo Bueno Netto. O parquinho infantil foi construído, entre os dias 21 e 27 de janeiro, a pedido da garotada atendida pelo Programa, que argumentaram sobre a necessidade de locais para a comunidade infantil brincar.

Segundo o educador social Renan Lopes, a localidade onde, hoje, é o parque da primeira idade, apresentava equipamentos impróprios para a faixa etária das crianças do bairro: aparelhos de alongamento destinados à terceira idade e brinquedos de cordas projetados para crianças acima de 8 anos. A garotada sentia falta do parquinho, com um escorregador e um balanço, por exemplo.

O movimento organizado para conquistar o espaço começou com uma atividade do Projeto do PCA, em que todos falaram uma “coisa” que queriam no bairro. A totalidade dos participantes pediram o parquinho. Depois, as crianças escreveram cartinhas com as necessidades da área de lazer e o que queriam no parque. Entre elas, estavam um lugar para beber água, e um local com sombra e banheiro.

Com esse material na mão, a integrante do projeto do PCA, Isabela Wahlbrinck, acadêmica do curso de direito na UEM, redigiu um ofício, que foi assinado por 16 das crianças. A solicitação foi encaminhada para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; seu vice, Edson Scabora; para o secretário de Esportes, Robson Xavier; e para a diretora de Recreação e Lazer, Patrícia Cruzelino Rodrigues. Eles foram os responsáveis pela aprovação e concretização do pedido. “Todas as sugestões foram atendidas, porque o PCA já era conhecido por realizar atividades do bairro”, lembrou Lopes.

O parquinho está instalado junto ao espaço conhecido como “Meu Campinho”, pelos moradores da região. Agora, os educadores sociais do PCA serão responsáveis por instruir e aplicar as atividades do Projeto Brincadeiras no local, que, hoje, conta um campo onde são realizadas as atividades em grupo.

“Nossa equipe mediou todo o processo de conquista do parque, que, atualmente, beneficia mais de 40 crianças, oferecendo oportunidade de diversão. Ficamos muito felizes com o reconhecimento na participação de uma ação político pedagógica”, disse a coordenadora do PCA, Paula Marçal Natali.

O PCA é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM). O grupo realiza experiências que incentivam as vivências da infância e a educação social, por meio de estratégias lúdico-político-pedagógicas. A atuação junto às crianças e adolescentes acontece em ações de incidências educativas, e tem como estratégia fundamental as rodas de conversa, momentos de acordos e reflexões.

“Uma das principais metas do projeto é discutir e problematizar o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, e a ocupação dos espaços de lazer, o que amplia e potencializa a cultura lúdica-político-pedagógico do grupo participante, estimulando a participação social infantil”, completa a professora Paula.

Texto redigido em colaboração com o bolsista do PCA, Daniel Paitad, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.