Inscrições abertasProcesso seletivo é destinado ao preenchimento de vagas de alunos regulares e não-regulares; inscrições até 1° de março

O Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com inscrições abertas para alunos regulares e não-regulares cursarem disciplinas do primeiro semestre do mestrado. Para participar do processo seletivo, os interessados devem realizar a inscrição até o dia 1° de março.

Aos alunos regulares, já matriculados no PBE, a orientação é de que preencham a Ficha de Matrícula de Aluno Regular e a enviem por e-mail para inscrever-se nas disciplinas disponíveis. Já os alunos não-regulares, de graduação e pós-graduação de outros programas, deverão cadastrar-se no sistema Sgipos da UEM e depois enviar a documentação necessária para o e-mail da secretaria do programa.

As disciplinas disponíveis para inscrição são: Bioestatística, Estatística Computacional Aplicada à Bioestatística, Introdução à Inferência Estatística, todas com carga horária de 60h e 4 créditos cada, e Metodologia de Pesquisa Científica, com carga horária de 30h e 2 créditos.

Entre os objetivos da disciplina de Bioestatística está o de formar profissionais capazes de utilizar, com eficiência, as técnicas de análise estatística em saúde e biológicas. Enquanto a disciplina de Estatística Computacional Aplicada à Bioestatística visa fornecer aos acadêmicos subsídios computacionais necessários na manipulação e análise de dados, bem como, implementar códigos nos ambientes/sistemas R e SAS. Já a Introdução à Inferência Estatística tem como intuito apresentar conceitos de inferência estatística sob o paradigma frequentista. E a disciplina de metodologia pretende compreender os principais métodos e etapas da pesquisa científica.

Outras informações podem ser obtidas no Edital nº 004-2024-PBE ou no site do PBE