Aleitamento Banco de Leite UEM 3103 1

Equipe trabalha no incentivo ao aleitamento materno, além de realizar a coleta, pasteurização e distribuição 

Referência para macrorregião Noroeste do Paraná,  que abrange 115 municípios, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) beneficia anualmente cerca de mil bebês. A prioridade são os prematuros e de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, de acordo com o relatório do último ano, foram coletados quase de 2,5 mil litros de leite materno, realizadas aproximadamente 5 mil visitas domiciliares e feitos mais de 1,5 mil atendimentos individuais, nestes as mães que estão internadas com seus filhos no HUM são orientadas sobre o manejo da amamentação e também como resolver eventuais dificuldades relacionadas ao aleitamento materno.

Coleta

O leite pode ser coletado e armazenado na própria casa da doadora, no Banco de Leite do HUM e nos postos de coleta em Maringá e região:  Santa Casa, Hospital Santa Rita, Hospital Paraná, Hospital Metropolitano (Sarandi), Posto de Coleta em Mandaguari e em Paranavaí o Programa Municipal Saúde da Mulher e da Criança, abastece a Santa Casa da cidade. As doadoras são captadas, em grande parte, no momento em que estão em atendimento nessas unidades ou quando seus recém-nascidos estão internados.

Amamentar traz inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, como aumento da conexão entre ambos e fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido e lactente. Mães que estão com excesso de leite e querem ser doadoras podem entrar em contato pelos telefones (44) 3011-9174 ou (44) 99900-4692 (WhatsApp).