Eco Ação 1

Ação busca desenvolver o senso de cidadania e conscientização sobre a conservação do meio ambiente

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu início a iniciativa ECO AÇÃO no último sábado (27), com a participação de membros da comunidade universitária. A ação visa manter a organização do câmpus, sendo realizada pela Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU), pelo Comitê Gestor Ambiental (CGA) e pelo Projeto de Revitalização da UEM, com apoio do Escritório de Projetos e Processos (EPP) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD).

Com atividades de remoção de folhas, capinagem, roçada, podas das áreas verdes, varrição, revitalização dos espaços e jardinagem, nessa etapa, o foco foi a manutenção dos espaços de convivência. Foram coletados cerca de 20 sacos de lixo reciclável, além de 2 caminhões de folhas e galhos de árvores.

WhatsApp Image 2024 01 27 at 11.56.42

O CGA destaca a relevância da conscientização e da participação de toda a comunidade. “Essa iniciativa não apenas desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente, mas também contribui para o desenvolvimento do senso de cidadania ativa na população, tornando-a consciente de seu papel na conservação da universidade”, enfatiza o professor do Departamento de Meio Ambiente (DAM) e presidente do CGA, Rodrigo Camilo.

Além de contribuir para as ações de Combate à Dengue, minimizando os focos de proliferação do Aedes aegypti, a ECO AÇÃO também atua na diminuição das áreas propícias para a presença de animais peçonhentos, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para a comunidade.

As ações acontecerão conforme a disponibilidade do grupo organizador para exercer as atividades.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)