2024 01 30 Reunião de Gestão 11 of 45

Encontro contou com participação da Reitoria e reuniu também chefe de gabinete, pró-reitores e diretores da UEM

Galeria de fotos

Gestores, pró-reitores e diretores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participaram, ontem (30), de uma reunião para tratar do planejamento institucional da entidade. O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, participaram do encontro e discursaram à equipe de gestão durante a abertura do evento, realizado no Auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese). Também esteve presente a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa.

A reunião com primeiro e segundo escalões da gestão foi organizada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM. Com o tema “Para Onde Vamos?”, o encontro teve como objetivo discutir os caminhos futuros da Universidade. As ideias levantadas serão encaminhadas à comissão encarregada da revisão da metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos conceitos de missão, visão e objetivos da UEM.

Leandro Vanalli destacou a importância de ações como essa para que os serviços prestados pela UEM estejam em constante evolução. “Tratar de planejamento é algo extremamente necessário, ainda mais no momento confuso que a sociedade vive, de uma maneira geral, em que tudo muda muito rápido”, iniciou. “A autocrítica é fundamental. Para avançar, temos que sair da nossa zona de conforto todos os dias. Temos que investir, temos que internacionalizar, trazer professores, dar acessibilidade, inclusão aos nossos estudantes”, afirmou o reitor.

Gisele Mendes reforçou que todas as áreas de atuação da Universidade são diretamente afetadas pelo planejamento institucional. “Estamos falando de gestão, otimização de processos, pesquisa, pós-graduação, graduação, extensão e cultura, internacionalização, sustentabilidade, reposição dos nossos quadros funcionais, integração com a sociedade. É a partir disso que vamos trabalhar, com nossas ações, objetivos e metas”, declarou a vice-reitora.

Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento, todos os membros da gestão da UEM podem contribuir com o planejamento da instituição para os próximos anos. “É importante que os gestores e diretores participem, porque têm uma visão diferente da UEM, porque vivem o dia a dia de encontrar soluções, buscar recursos para a Universidade. Podemos e precisamos influenciar para onde queremos que a UEM vá”, ressaltou.

A reunião, que ocorreu nos períodos matutino e vespertino, contou com discussões em grupo, apresentação de dados, e dinâmicas entre os participantes. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre pró-reitores e diretores da Universidade.