MITSUE

Foi uma semana de atividades com orientação de higiene bucal, escovação supervisionada e distribuição de kits

Na última segunda-feira (22), o Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e Secretaria de Assistência Social de Maringá, realizaram atendimentos odontológicos às pessoas em situação de rua no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) da cidade.

Os atendimentos odontológicos são organizados pela equipe de profissionais coordenada pelas cirurgiãs-dentistas, Eliana Miyura e Eliane Altoé e a gerente de saúde bucal da Sesa, Deborah Esperidião Fioroni. Participam da equipe ainda, cirurgiões-dentistas residentes do Programa Residência em Saúde Coletiva e da Família, Amanda Fratta, Isabella Kimura, Patrícia Shibayama e Thiago Zilioli e do Programa de Residência Técnica em Gestão em Saúde Pública da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Victória Alicia de Oliveira, docentes da UEM, Mitsue Fujimaki, Tânia Harumi Uchida, Josely Emiko Umeda e Suzana Goya e acadêmicos de graduação do 4º. e 5º. anos do curso de Odontologia da UEM.

Esta parceria entre as Secretaria de Saúde, Assistência Social e Universidade Estadual de Maringá, por meio do Projeto Sorrir com Saúde do DOD, teve início em outubro de 2021, quando foi realizada uma semana de atividades preventivas (com orientação de higiene bucal, escovação supervisionada e distribuição de kits contendo escovas, dentifrício e fio dental), curativas (atendimento odontológico) e de acolhimento nos serviços de saúde às pessoas em situação de rua no Centro POP. Em novembro de 2023, uma nova  fase desta parceria foi iniciada, contando com atendimentos odontológicos semanais, pela equipe de profissionais da UEM e do SUS.

O Centro POP atende as pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência e realiza ações para a reconstrução de projetos de vida, atividades de higiene, alimentação, lazer, interação e reflexão social, fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares. Além disso, oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. O Centro POP faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa do Município de Maringá e atua desde 2010.

Atualmente os atendimentos odontológicos são realizados às segundas-feiras à tarde, quando os usuários do Centro POP recebem cuidados no próprio local, aconselhamento sobre a importância da saúde bucal e nos casos mais complexos, encaminhamentos para as Unidades Básicas de Saúde. A gerente de saúde bucal de Maringá ressalta que a população em situação de rua pode buscar o atendimento odontológico mais próximo à sua localização, em uma das 35 Unidades Básicas do município.

Os procedimentos realizados no Centro POP são: primeira consulta odontológica, raspagem de tártaro, Tratamento Restaurador Atraumático (ART), orientação de higiene bucal e escovação supervisionada. Além disso, alguns pacientes, por virem de outras cidades da região, realizam também o seu cadastro no sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maringá (Sistema Gestor) no momento do atendimento.

A equipe de saúde bucal também conta com o apoio dos funcionários do Centro POP, responsáveis por agendar, orientar e realizar a triagem dos usuários a serem atendidos. A diretora do Centro POP, Vanessa Matos Rodrigues, ressalta a importância deste trabalho pelo fato de muitos não buscarem o atendimento odontológico nas UBS por terem receio de não serem atendidos, por se tratar de população estigmatizada socialmente. A ação conjunta na unidade Centro POP efetiva a garantia de direitos no âmbito da Saúde Bucal e reforça o comprometimento das Secretarias em consolidar o acesso universal no SUS e no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Essa iniciativa, fruto de uma parceria intersetorial e de esforços de muitas mãos e corações sensíveis, promove o cuidado de uma população em alta vulnerabilidade social, que necessita de atenção, acolhimento e oportunidades diante das dificuldades da vida, para que possam superar inúmeros desafios com estímulos positivos, coragem e auxílio para uma vida mais digna, saudável e feliz.