PHOTO 2024 01 24 12 32 33 1

Evento busca promover a interação entre artistas indígenas de diferentes países da América Latina com a UEM

O curso de Artes Visuais e o Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Universidade de Leeds, Universidade da Cidade de Dublin, Associação Indigenista (Assindi-Maringá) e a Thydewá (OSC), realizam o evento de extensão “Indigenia - conexões em rede”. Em formato semi-presencial e gratuito, ele ocorre no dia 26 de janeiro (sexta-feira), das 13h30 às 18h30, no auditório da Biblioteca Central (BCE).

O evento tem o objetivo de apresentar as propostas realizadas no projeto Indigenia, que reúne um grupo de professores, ativistas e artistas indígenas de quatro países latino-americanos na Assindi, para refletir sobre o conceito de bem viver na era digital para os povos originários. Nesse período serão realizadas rodas de conversa, rituais indígenas e produções culturais relacionadas à interface entre tecnologias digitais, arte, comunicação, inteligência artificial e povos originários.

As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário on-line. Outras informações sobre a programação e a forma de certificação estão disponíveis no formulário.

O nome Indigenia tem relação com as reflexões presentes na ação do evento com uso de tecnologias de Inteligência Artificial. A expressão “Bem viver” foi elaborada por Alberto Acosta, partindo do conceito sumak kawsay, de origem quéchua e se associa às cosmovisões que defendem a relação indissociável entre humanidade e natureza, como a concepção Guarani sobre Teko porã.

O professor Andreas Rauh Ortega, da Universidade da Cidade de Dublin, será o responsável pela apresentação dos resultados das ações dos participantes das atividades do projeto Indigenia na Assindi no evento de extensão.

Programação

13h30 – Projeto Indigenia: Roda de conversa com participantes do projeto Indigenia sobre as produções realizadas nos eventos da Thydewá (OSC) relacionadas à Inteligência artificial, arte e cultura dos povos originários. Apresentação das ações do projeto Indigenia na Assindi, envolvendo a temática da Inteligência artificial generativa.

Ministrantes: Alexandro Cosmo de Mesquita, Andreas Rauh Ortega, Carlos Eduardo Santos Albuquerque, Cleber Kronun, Clementina Glicério, Gessica Nunes, Lucio Torrez Soria, Márcia Anastácio, Micael Eliabe Severino, Osvaldo Enerico Guineo Obando, Mariela Jorgelina Tulián, Sandra Beatriz de Berduccy Christie, Sebastian Gerlic, Siboney Haylly Zamora Aray e Thea Pitman.

15h30 – Visita mediada à Exposição Indigenia

Ministrante: Tadeu dos Santos Kaingang.

16h30 – Conexões em rede: Criação coletiva de ensaios fotográficos dos participantes para posterior produção de colagens digitais.

Ministrantes: Alexandro Cosmo de Mesquita, Andreas Rauh Ortega, Carlos Eduardo Santos Albuquerque, Cleber Kronun, Clementina Glicério, Gessica Nunes, Lucio Torrez Soria, Márcia Anastácio, Micael Eliabe Severino, Osvaldo Enerico Guineo Obando, Mariela Jorgelina Tulián, Sandra Beatriz de Berduccy Christie, Sebastian Gerlic, Siboney Haylly Zamora Aray, Tadeu dos Santos e Thea Pitman.

17h30/18h30 - O bem viver, saberes indígenas e tecnologias digitais: Encerramento com cantos e danças indígenas de diferentes etnias.

Atividade remota: Criação coletiva de colagens digitais que, após enviadas aos ministrantes, receberão interferências com uso de ferramentas de inteligência artificial generativa. O link para envio das colagens, até 11 de fevereiro, pode ser acessado aqui

Ministrantes: Carlos Eduardo Santos Albuquerque, Tadeu dos Santos Kaingang e Sheilla Souza.

Inteligência Artificial/ Arte e Indigeneidade - Artificial Intelligence/ Art and Indigeneity - A.I./A.I. Project: Apresentação das criações coletivas na Universidade de Leeds em rodas de conversa sobre o bem viver digital, povos originários e ferramentas de inteligência artificial generativa.

Ministrantes: Tadeu dos Santos Kaingang e Sheilla Souza.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)