2020 09 18 HUM Gerais Gerericas Corredores Medicos Fachada 0218

Hospital atende 100% SUS uma região com população estimada em quase 2 milhões de pessoas

O levantamento anual elaborado pela equipe de Serviço de Prontuário do Paciente, mostrou que o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) realizou no ano passado em seu Pronto-Atendimento, que funciona 24 horas, mais de 66 mil atendimentos, entre pediátricos, ginecológicos e obstétricos, ortopédicos, clínicos gerais, além de casos de urgência e emergência. O mês de março foi o mais movimentado com quase 7 mil atendimentos.

Outro dado importante é o aumento no número de internações realizadas em 2023, foram 17.109 nos diferentes setores do hospital (UTI’s, clínicas médicas, enfermarias e Pronto-Atendimento). Além disso, também foram realizadas 4.551 cirurgias, nas áreas ortopédica, obstétrica, pediátrica, odontológica, geral e entre outras.

O HUM também conta com um Ambulatório com diversas especialidades médicas que atende pacientes em consultas agendadas da rede pública de saúde, encaminhados pelas secretarias de saúde dos 30 municípios que fazem parte da 15ª Regional. Entre janeiro e dezembro de 2023, foram realizados mais de 22 mil consultas médicas e quase 5 mil outros atendimentos como fonoaudiológico, nutricional, reavaliações, perícias entre outros.

A superintendente do HUM, Cremilde Trindade, ressalta a importância do atendimento  oferecido a população de Maringá e região. “A combinação de assistência em saúde, ensino, pesquisa e extensão demonstra um compromisso com a excelência na formação de profissionais de saúde e contribuições expressivas para avanços na saúde. No ano de 2023 o HU passou por diversas dificuldades, no entanto, também teve significativos avanços e toda gestão está trabalhando na melhoria em diversas áreas, abrangendo desde a infraestrutura física até a ampliação de novas especialidades que nossa região tanto carece”.