2024 01 18 Reunião CAD 10 of 13 1Recursos vão promover ações voltadas à melhoria da infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação da UEM

Galeria de imagens

O Escritório de Projetos e Processos (EPP) conseguiu captar R$ 1.516.050 junto ao Fundo Paraná para o Projeto "Apoio à Infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Estadual de Maringá (UEM)". “O valor foi liberado no final de 2023. Com o recurso, o EPP adquiriu 397 computadores para distribuição aos sete centros de estudos. Os equipamentos foram tombados e a Divisão de Patrimônio irá fazer o repasse dos equipamentos na próxima semana”, detalhou o coordenador técnico Sidinei Silvério da Silva.

Os computadores serão distribuídos entre os sete centros de ensino da UEM: Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências Exatas (CCE), Centro de Ciências Sociais Aplicada (CSA), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Tecnologia (CTC).

Na tarde de ontem (18), durante a reunião do Conselho de Administração (CAD), a coordenadora-geral do EPP, Camila Lapasini Leal, e o coordenador técnico, Sidinei Silvério da Silva, apresentaram os objetivos do projeto e a metodologia utilizada para a distribuição dos equipamentos entre os diferentes centros de ensino da instituição. Segundo eles, o critério utilizado para a distribuição foi o número de alunos  matriculados nos cursos de graduação da modalidade presencial.

O objetivo do projeto é promover ações voltadas à melhoria da infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) da UEM, essencial para o avanço das atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando disponibilizar à comunidade universitária uma estrutura adequada à prática e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas.

Durante a reunião, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, expressou sua gratidão pelo empenho do EPP na elaboração e execução de projetos diversos, e colocou o órgão à disposição dos centros de ensino para auxiliar em demandas específicas.

Fundo Paraná

O ano de 2023 ficou marcado pelo aumento recorde de recursos do governo do Paraná para o financiamento de programas e projetos da área de ciência e tecnologia. Com um incremento de 290% em relação ao ano anterior, o orçamento do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico passou de R$ 129,5 milhões, em 2022, para R$ 505,1 milhões, em 2023.

Administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Fundo Paraná é composto, anualmente, por 2% da receita tributária, conforme estabelece a Constituição Estadual. (Com informações da Agência Estadual de Notícias).