Sisu 2024 editado

Com nota do Enem, estudantes podem escolher entre 65 cursos de graduação da Universidade; saiba como participar

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terá inscrições abertas de segunda (22) até quinta-feira (25). Durante o período, estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais e estaduais de todo o país, por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira (16).

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) são 656 vagas ofertadas pelo Sisu, distribuídas entre 65 cursos de graduação, ofertados em diferentes turnos e câmpus - Sede (Maringá), Arenito (Cidade Gaúcha), Cianorte, Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (Ivaiporã).

Desse total, 628 vagas são destinadas a ampla concorrência, enquanto 28 oportunidades são reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Os candidatos podem conferir o número de vagas para cada curso em edital publicado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Como participar

Estão aptos a concorrer todos os estudantes que participaram do Enem 2023 e obtiveram nota maior que zero na redação, exceto treineiros. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Acesso Único, do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O login e a senha são os mesmos do portal gov.br, usado para acesso aos serviços digitais do governo federal.

Cada candidato deverá escolher até duas opções de cursos, turnos ou universidades, que podem ser alterados durante o período de inscrições. Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso, o que auxilia na tomada de decisão dos candidatos.

São consideradas as notas obtidas pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento da prova do Enem - Redação; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas  e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Conforme o Termo de Adesão ao Sisu 2024, a UEM aplica o mesmo peso para todas as notas, independentemente do curso escolhido.

A chamada regular aos classificados do Sisu/UEM está marcada para o dia 30 de janeiro. As matrículas devem ser feitas entre 1º de fevereiro e 7 de fevereiro, pelo site da DAA.

Os candidatos interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse pelo Portal Acesso Único, também até 7 de fevereiro. O resultado da lista de espera será divulgado em 15 de fevereiro, e a convocação ocorre a partir do dia seguinte, 16 de fevereiro.