2024 01 12 entrega de veiculos UEM 01

São 14 novos carros, comprados com recursos da Universidade ou recebidos por meio de parcerias institucionais

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) começou o ano de 2024 com 14 novos veículos em sua frota. Em evento realizado na tarde da última sexta-feira (12), no bloco M-40 do câmpus sede da UEM, os carros modelo 2023 foram apresentados à comunidade, com a presença do reitor, Leandro Vanalli, e da vice-reitora, Gisele Mendes.

São, ao todo, nove carros de passeio, duas picapes, uma caminhonete, uma ambulância e um ônibus escolar, que somam um montante aproximado de R$1,5 milhão em investimentos. Destes, quatro carros foram adquiridos pela UEM com recursos próprios, e atenderão a demandas do câmpus sede e dos câmpus regionais da Universidade. Outro veículo foi comprado pelo Hemocentro do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Os demais veículos foram entregues à UEM por meio de doações e parcerias com outras entidades paranaenses. A Receita Federal doou dois carros de passeio e uma caminhonete para o Hospital, além de um veículo para a Associação dos Amigos do HUM (AAHU). Já a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) foi responsável pela compra de um carro de passeio, que atenderá ao Hemocentro, e de uma ambulância, conquistada por intermédio do deputado estadual Evandro Araújo para ampliação da frota do HUM.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) entregou à UEM um ônibus escolar, que fará o transporte de professores e estudantes durante atividades de extensão da Universidade. Já o governo estadual, por meio do Fundo Paraná, destinou duas picapes ao Núcleo UEM do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO/UEM).

2024 01 12 entrega de veiculos Uem27

Da esquerda para a direita: Caroline Mara Genovez Rocha, Ednaldo Michellon, Cremilde Radovanovic, Leandro Vanalli, Gisele Mendes, Juliana Scanavacca, Wagner Junqueira Arnaldo e Leandro Costa.

O reitor, Leandro Vanalli, reforçou a importância dos novos carros para a comunidade universitária. “A frota de veículos da nossa UEM é extensamente utilizada, afinal somos uma universidade multi-câmpus e que tem um complexo de saúde bastante importante para a região. Tendo isso em vista, a nossa gestão já se preparou, ao longo do ano passado, para a aquisição de novos veículos, também através de acordos com a Receita Federal, a Seti, a Sesa e o governo estadual”, afirmou. Conforme o reitor, novas aquisições estão previstas para 2024. “Já está em nosso planejamento adquirir mais veículos, seja com recursos próprios, seja por meio de projetos e parcerias com outros órgãos do governo do estado”, destacou.

A vice-reitora, Gisele Mendes, lembrou que diversos setores da UEM serão beneficiados pela ampliação da frota. “Para nós, essa ajuda é sempre muito bem-vinda. Os veículos vão auxiliar nossos projetos de extensão, os câmpus regionais e o Hospital Universitário, que atende a mais de 100 municípios da região. Então, tudo isso faz muita diferença no ensino, na pesquisa e na extensão, como também na assistência à saúde. Nós só temos a agradecer à Receita Federal e ao governo do estado do Paraná”, comentou.

Seis veículos servirão diretamente ao Hospital Universitário, incluindo o Hemocentro. A superintendente do HUM, Cremilde Radovanovic, agradeceu ao governo estadual, à Sesa e ao deputado Evandro Araújo pelas doações. “Foi muito importante, porque estávamos carentes de carros, principalmente de ambulância. Nós usamos os carros para fazer as transferências de pacientes, o Hemocentro faz as captações de doações, o Banco de Leite Humano (BLH) faz captações à domicílio, nossos motoristas fazem busca de medicamentos, compras pequenas... Tudo isso é em prol da população, não só de Maringá, mas de toda a região”, enfatizou.

Já as picapes destinadas ao Núcleo UEM do PMO auxiliarão no transporte de mercadorias e no trabalho direto com os agricultores. Coordenador do programa, o professor do Departamento de Agronomia (DAG) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PCE) da UEM, Ednaldo Michellon, ressaltou que as doações simbolizam a valorização da alimentação orgânica no Paraná. “Essas picapes são fundamentais pela renovação da frota e porque são carros mais adequados para andar no campo. Isso vai ajudar a alavancar o processo de certificação orgânica de cada vez mais agricultores”, comemorou.

Dentre os 14 veículos recém-adquiridos, 12 estavam na cerimônia de apresentação dos carros à comunidade - outros dois ficaram na oficina. Além do reitor, Leandro Vanalli, da vice-reitora, Gisele Mendes, da superintendente do HUM, Cremilde Radovanovic e do coordenador do PMO, Ednaldo Michellon, também compareceram a diretora de Serviços e Manutenção (DSM) da UEM, Caroline Mara Genovez da Rocha, a assessora dos câmpus regionais, Juliana Scanavacca, o assessor especial da Reitoria, Wagner Junqueira Arnaldo, e o assessor de manutenção, Leandro Costa.

O evento ainda contou com as presenças da assessora especial externa da UEM, Mileny Melo, do engenheiro civil da UEM, Samir Jorge, do servidor do setor de contratos do HUM, Cleival Rejani, do servidor da Divisão de Patrimônio (PAT), Claudinei Cardoso Barbosa, do motorista do HUM, Osmar Passolongo, e do motorista da UEM, Sandro Alves Oliveira.