os executivos de negocios discutir com os seus colegas sobre whiteboa 1

Com carga horária de 20 horas, treinamento contou com a participação de 58 alunos de 18 cursos da universidade

O programa Garage UEM Advance, parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pr), finaliza suas atividades com a formação de treze propostas de empresas de base tecnológica e com a participação do público que abrange 18 cursos da universidade. 

O programa teve como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo utilizando como base os pilares de conhecimento e tecnologia e buscando preparar os participantes para empreender. Com início em 16 setembro 2023, o último encontro ocorreu no dia 11 de novembro de 2023, totalizando 20 horas de evento.  

Os temas abordados durante os workshops foram: 1) análise da ideia;  2) entendimento do problema e modelo de negócio; 3) prototipação da solução e aquisição de usuários; 4) construção do pitch; 5) banca avaliadora e; 6) futuro. 

O Garage teve 97 inscritos, sendo que 58 alunos concluíram o treinamento. Os concluintes formaram 13 grupos compostos pelos participantes que trabalharam e formalizaram suas ideias para apresentarem posteriormente para as bancas avaliadoras, fazendo com que os conhecimentos se transformassem em modelos de negócios ao longo do curso.

A primeira banca foi para avaliação prévia das ideias de negócios. Ela teve a participação da Lilian Passos Scatalon, professora do Departamento de Informática (DIN); Juliana Alvarenga, da Evoa Aceleradora de Maringá e da Teresa Cristina Gurgel do Amaral, da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed). Já a segunda banca foi para tratar de proposições do futuro dos negócios desenvolvidos pelas equipes ao final do Garage. Essa banca contou com Juliana Alvarenga, Lucas Di Loreto Peron, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Teresa Cristina Gurgel do Amaral. 

Os grupos formados e apresentados com suas respectivas finalidades foram:

  • Home+: App de operação de smart para marcas 

  • Grita aí: Plataforma de segurança anônima para estudantes 

  • GreenFit: Plataforma para promover a conscientização do meio ambiente e um estilo de vida saudável

  • First Code: Plataforma digital para desenvolvimento de programação

  • +time: Extensão agregada a uma IA open source 

  • Prova da Hora: Plataforma de criação de provas de acordo com os critérios do usuário

  • Safe Info: App de busca por informações em lista de notícias 

  • AgroHub: Plataforma de aluguel de máquinas agrícolas 

  • Study with me: App para facilitar conexões entre estudantes 

  • Build Planning: App para gerenciamento de obras civis 

  • Data Connection: Startup de governança e proteção de dados 

  • EMI: Site de gerenciamento de compras online 

  • Asas Fly: Site que oferece passagens aéreas mais baratas

O Garage Advance teve como organizadores o professor do Departamento de Economia (DCO), Marcelo Farid, Nickolas Zeni Kretzmann, do SEBRAE, e Dornelles Vissotto Junior, ministrante dos workshops. Em 2024, será realizada mais uma edição do curso.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)