5e9b5f6e 44a9 4914 bba9 dc11be067a65

Iniciativa faz parte do “Verão Maior Paraná”; visitantes podem participar de diversas atividades interativas

Neste mês de janeiro, o Manna Team, do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (DIN/UEM), está presente no litoral paranaense com o Manna On The Beach para promover a ciência e a tecnologia por meio de atividades interativas que incentivam o desenvolvimento de habilidades comportacionais e interacionais. A iniciativa está sendo realizada na Praia Brava de Caiobá, localizada no município paranaense de Matinhos, desde o dia 4 de janeiro e prosseguirá até o dia 14 deste mês.

Entre os assuntos abordados pelo Manna Team estão a internet dos drones, robótica, inteligência artificial, Jogos e Li-Fi, caracterizado como a internet transmitida pela luz lâmpada de led. Algumas das atividades desenvolvidas envolvem jogos de futebol entre robôs, pilotagem de drones e jogos de tabuleiro. A ação faz parte do programa estadual “Verão Maior Paraná”, que com o apoio da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) objetiva reunir diferentes ações voltadas aos veranistas e visitantes dos municípios litorâneos e, também, de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado.

feda27c1 d448 484c a19e 3afb25f0deb2 1

Além da UEM, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também está presente com um projeto de reaproveitamento da casca de coco verde para manter as praias limpas. As atividades atraem todos os públicos, principalmente crianças e adolescentes, que têm a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre assuntos relacionados a tecnologia e a ciência. A coordenadora do ecossistema Manna, professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, destaca que “o objetivo é contribuir com pessoas exponenciais, aquelas que são inovadoras e estão preparadas para construir uma sociedade melhor”.

Fonte: AEN

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)