unnamed 1

Encontro vai discutir os aspectos linguísticos trabalhados durante a pesquisa realizada pelo professor em 1977

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove no próximo dia 22, uma roda de conversa para discutir a pesquisa de mestrado desenvolvida em 1977 pelo professor José Bento Tadeu França. O encontro será realizado às 19h30, no auditório Walter Pelegrini, do Bloco G-34.

A dissertação de mestrado, intitulada "O discurso vulgar na área de Maringá", foi apresentada e defendida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sagrado Coração de Jesus em Bauru, São Paulo. A pesquisa foi uma investigação sobre o uso da linguagem caipira no município e, para isso, coletou amostras reais desta forma de falar utilizada por pessoas ligadas à cultura rural. Esse processo resultou no que hoje é conhecido como português brasileiro popular.

O trabalho foi orientado pela professora Nelyse Apparecida Melro Salzedas, que fez uma sólida e produtiva carreira na Universidade Estadual Paulista (UNESP). E, também, teve a colaboração do professor Dino Pretti, da Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos nomes mais importantes da sociolinguística brasileira.

No intuito de debater o percurso investigativo realizado durante a pesquisa, a conversa com o professor vai abordar os mecanismos da oralidade da época e os aspectos da mudança da língua em Maringá. Esse projeto é um registro importante da história linguística da cidade e da pesquisa em descrição linguística da UEM.

Tadeu França é uma figura maringaense de renome, além de professor e escritor, já teve carreira política e assumiu os cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal. Após se retirar da vida pública, foi docente do Departamento de Letras (DLM) da UEM e lecionou sobre literatura brasileira, onde permaneceu até se aposentar.

Os interessados em participar da roda de conversa com o professor podem realizar a inscrição até o dia 21. O encontro é gratuito e aberto a todos.