IMG 3438 site

Com a ampliação unidade passará a ter 25 leitos e vai realizar cerca de 180 procedimentos por mês

O setor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a partir do início de 2024 contará com mais 10 novos leitos. A ampliação foi garantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Atualmente são 15 leitos e realizados cerca de 90 partos por mês, com o aumento previsto, o número de procedimentos poderá ser o dobro.

A medida tem por objetivo ampliar o serviço na região, o que inclui absorver a demanda da maternidade do Hospital Metropolitano de Sarandi que deverá encerrar a prestação deste tipo de serviço no fim deste mês. Os novos leitos se somam aos outros 191 disponibilizados no HUM, entre Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias e leitos médicos cirúrgicos, proporcionando atendimento a pacientes dos municípios de abrangência da 15ª Regional de Saúde.

A superintende do HUM, Cremilde Radovanovic, conta que os leitos devem ser inaugurados já no dia 2 de janeiro e está sendo feito o planejamento para acolher todas as pacientes.  “Essa ampliação vai beneficiar várias cidades da nossa região e para garantir a qualidade da assistência que prestamos, estamos nos preparando para receber as mulheres, que terão seus bebês aqui conosco, da melhor forma possível, inclusive com o aumento do número de profissionais. Toda equipe diretiva do hospital vem trabalhando juntamente com a Sesa para beneficiar a população com serviços de excelência”.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a medida faz parte da estratégia do Governo do Estado de regionalizar o atendimento, aproximando os serviços da casa das pessoas, em todas as fases da vida. “A ampliação dos leitos obstétricos é uma garantia que provê o devido cuidado no momento tão especial para as mães e seus filhos, proporcionando mais segurança, estrutura e qualidade no atendimento materno-infantil dos paranaenses”, afirmou.

“Ficamos felizes em poder contar com o apoio do Estado nessa importante ampliação, que confirma a atuação do HUM como referência ambulatorial e hospitalar para o atendimento de gestantes e crianças até dois anos de idade, de risco habitual, intermediário e alto risco”, disse o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli.

Outros leitos

Neste ano, o HUM abriu outros 54 leitos distribuídos em diferentes setores do hospital. Dos novos leitos, 34 foram inaugurados na clínica médico-círurgica, que passou de 42 para 76. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal que até junho contava com seis leitos, hoje atende com 10. Também foi aberta uma nova UTI Pediátrica com mais oito leitos, além da enfermaria pediátrica que de 15 foi ampliada para 23 leitos.

“A reorganização dos leitos da médico-cirúrgica, por exemplo, foi feita por um alto número de pacientes que a gente tinha retido no Pronto-Atendimento. Então, as pessoas que antes ficavam, até mesmo no corredor, passaram a ficar internados nos quartos, possibilitando um melhor atendimento a este paciente”, afirma  a diretora de enfermagem, Maria Cristiana Pereira. Ela também explica que a ampliação da UTI Pediátrica foi uma solicitação da Secretaria de Saúde do Estado (SESA). “O secretário Beto Preto nos solicitou diretamente, para que nós ampliássemos os leitos devido à alta demanda dos problemas com o vírus sincicial respiratório em crianças no início deste ano, então toda equipe diretiva trabalhou para garantir os novos leitos e desta forma assegurar assistência adequada para todas essas crianças”, disse.

Já o aumento dos leitos da UTI Neonatal, segundo Maria Cristiana, se deu em decorrência do fechamento do setor no Hospital Metropolitano de Sarandi. “Assim novamente atendemos prontamente a solicitação da SESA  para ampliação imediata. Agora somos o único hospital com da macrorregião noroeste que atende 100% SUS com leitos de UTI Neo. São cerca de 15 bebês atendidos todos os meses”.